Ultimacto - Prémio FATAL 2017

premio fatal 2017 - Ultimacto

O Instituto de Educação congratula o ULTIMACTO – Grupo de Teatro da Faculdade de Psicologia e Instituto da Educação da Universidade de Lisboa- pela atribuição do Prémio FATAL 2017 – melhor espectáculo! Este prémio foi atribuído pela representação de  ECOS. Texto do Júri

O espetáculo ECOS foi encenado por Hugo Gama, co-criado pelo encenador e pelos atores. A peça contém uma série de textos, escolhidos tanto pelos atores como pelo encenador, que vão desde as “Metamorfoses” de Ovídio até uma sátira de Ricardo Araújo Pereira. A peça continha excertos das seguintes obras:

  Anton Tchekov, A Gaivota
  Possidónio Cachapa, Viagem ao Coração dos Pássaros
  Aldous Huxley, A Ilha
  Ovídio, Metamorfoses
  Ricardo Araújo Pereira, Atura-te a ti mesmo
›  Byung-Chul Han, A Sociedade da Transparência
  Moliére, The Misanthrope
› Arthur Sschopenhauer, A Metafísica do Amor
  Bernardo Soares, Livro do Desassossego

Esta peça, através da evocação de textos de temas, autores e épocas muito distintas, que criam, cada um deles, um quadro teatral, tinha como objetivo desassossegar o espectador e dar-lhe uma experiência estética e conceptual relativamente a muitos assuntos da vida, da morte e do quotidiano. Aliados aos textos, a uma dimensão musical muito presente e à utilização de tecnologias, há um grande trabalho físico e de expressão corporal, com recurso a técnicas de máscara, de viewpoints e de suzuki, que enriquecem a experiência performática e lhe conferem um outro estatuto, transportando-a para uma nova dimensão – a dimensão do teatro. Toda a peça poderia ser descrita como uma viagem por aquilo que o teatro representa – o despir da persona quotidiana, o confronto com a morte, a entrada num mundo onírico, a representação da realidade através de lentes distintas, a crítica social e a comunicação com o espectador – até que o ciclo acaba, o pano fecha, o ator volta-se a vestir de pessoa quotidiana.

O grupo ULTIMACTO foi constituido em 1993 e os seus atuais membros são:

Ilpo Lalli ♦ Inês Soares ♦ Joana Gonçalves ♦ Joana Morais ♦ João Tavares ♦ Mafalda Falcão ♦ Maria Carolina Rosa ♦ Maximilian Martau ♦ Melissa Loja ♦ Patrícia Botelho ♦ Rita Valentim ♦ Luís Martins ♦ Tiago Barrento.