Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade

• Submissão de resumos até 4 de maio de 2018

O IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares (com o qual simultaneamente se concretiza o IX Colóquio Luso-Brasileiro De Currículo e o XIII Colóquio Sobre Questões Curriculares) realizar-se-á no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018, e terá como tema: Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade.

As tomadas de decisão, o seu sentido e natureza, estão no cerne da construção do currículo e, nos tempos atuais, os decisores defrontam-se com a necessidade de interpelar o conceito de “escola”, repensar o que nela se aprende e ensina e considerar a diluição de fronteiras entre aprendizagens formais, não formais e informais. Debater o estado atual das teorizações curriculares que vão sendo propostas é também tentar perceber até que ponto e com que grau de consistência as mesmas estão a ser capazes de atribuir sentido às mudanças em curso nos processos de decisão curricular e de perspetivar formas de evolução desejável.

Tendo como referência os eixos temáticos do Colóquio, convidam-se os/as interessados/as das várias comunidades científicas que trabalham as questões curriculares a submeter propostas de comunicação, na forma de Comunicações singulares ou organizadas em Simpósios, com o objetivo de estabelecer um diálogo enriquecedor entre os investigadores/as, estudantes e profissionais da educação que se situam no universo do currículo.

Eixos Temáticos dos Trabalhos

Os trabalhos serão organizados em torno dos seguintes Eixos Temáticos:

1. Políticas educativas e curriculares

2. Currículo nacional e currículo local

3. Currículo e diversidade cultural

4. Currículo e ética

5. Currículo e conhecimento

6. Currículo e disciplinas

7. Currículo, TIC e mudanças nas conceções de aprendizagem

8. Diferenciação pedagógica

9. Avaliação e tomada de decisões curriculares

10. Currículos na educação superior e na formação de jovens e adultos

11. Currículos e formações profissionais

12. Currículo e relação pedagógica

13. Currículo, organização das escolas e gestão pedagógica

14. Papel dos professores na reconfiguração do currículo

15. Formação inicial dos professores como atores curriculares

16. Formação contínua de professores e inovação curricular

Inscrição

A inscrição no IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares é obrigatória para todos os que desejam participar no evento. A data limite para a inscrição no evento é 30 de junho de 2018. Caso não seja possível inscrever-se até essa data, poderá ainda inscrever-se no período extra, que decorrerá entre o dia 1 de julho e 31 de agosto de 2018.

Relembramos que a publicação do texto final requer a inscrição e o pagamento da respectiva taxa por parte de, pelo menos, um autor e que cada autor não pode apresentar nem publicar mais do que 3 textos.