Logo Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

O Instituto de Educação tem o orgulho de anunciar que a Doutora Ana Paz foi distinguida com o Prémio SPCE/De Facto Editores 2016, com o trabalho Ser músico em Portugal: Trajetórias do aprender a ser génio, finais do século XIX – inícios do século XX.

Ana Paz, Doutoramento em Educaçao - História da Educação
Doutora Ana Paz

Ser músico em Portugal: Trajetórias do aprender a ser génio, finais do século XIX – inícios do século XX é uma adaptação da tese de doutoramento em Educação – História da Educação, intitulada Ensino da Música em Portugal (1868-1930): Uma história de pedagogia e do imaginário musical, com orientação científica de Jorge Ramos do Ó (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa) e Denice Bárbara Catani (Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo – Brasil).

Concluída em 2015, a tese teve o apoio de uma Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e inseriu-se no projeto De aluno a artista: inventividade, estatuto e herança na história da educação artística em Portugal (1780-1983), dirigido por Jorge Ramos do Ó e também financiado pela FCT. Tinha já sido reconhecida com o Prémio Instituto de Educação/Caixa Geral de Depósitos – 2016. Ser músico em Portugal corresponde à adaptação do capítulo final, sobre a formação dos artistas portugueses. Foi proposta uma análise histórica das trajetórias dos músicos que se distinguiram em Portugal, no período compreendido entre os finais do século XIX e inícios do século XX, uma época em que o campo musical se encontrava em expansão, nomeadamente com a criação da figura do músico-intelectual, a entrada das mulheres no mercado de trabalho artístico, e a escalada do ensino artístico especializado. Discute-se, entre outros aspetos, a tensão verificada entre a formação escolar (nos Conservatórios, principalmente) e a tradicional (e extremamente eficaz) formação familiar.