Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Educação artística. Pedagogia do ensino superior. Currículo e formação de professores. História da Educação e do Ensino artístico.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Ó, J. R., & Paz, A. L. (2019). Da Universidade Quinhentista de Paris para o Mundo: Currículo e Método em Petrus Ramus. Revista História da Educação, 23, 1-33. doi: 10.1590/2236-3459/83768

Paz, A. L. (2018). Ser músico em Portugal: Trajetórias do aprender a ser génio, finais do século XIX- inícios do século XX. Porto: SPCE/De Facto.

Paz, A. L. (2018). As elites musicais em Portugal, finais do século XIX a inícios do século XX: estratégias e padrões de internacionalização. Foro de Educación, 16(25), 171-192. doi: 10.14516/fde.672

Paz, A. L., & Ó, J. R. (2018). A ideia de seminário e o desejo de aprender: Das primeiras iniciativas em Halle (1695) à intensidade experimental de Vincennes (1968). Em Aberto, 30(101), 147-162. doi: 10.24109/2176-6673.emaberto.31i101.3528

Paz, A. L. (2017). Can genius be taught?: Debates in Portuguese music education (1868-1930). European Education Research Journal, 1-13. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1474904117692343

Paz, A. L., & Ó, J. R. (2017). A pedagogia artística como normação da vida: tecnologias do eu e produção do génio musical em Portugal (finais do século XIX a inícios do século XX). Educar em Revista, 33(66), 19-36. doi: 10.1590/0104-4060.53649

Fernandes, D., Ó, J., & Paz, A. (2014). Da génese das tradições e do elitismo ao imperativo da democratização: A situação do ensino artístico especializado. In M. L. Rodrigues (Org.), 40 anos de políticas de educação em Portugal, (vol. 2, pp. 149-198). Lisboa: Almedina. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/16009

Ó, J., Martins, C., & Paz, A. (2013). Genealogy as History: From Pupil to Artist as the Dynamics of Genius, Status and Inventiveness in Art Education in Portugal. In T. S. Popkewitz (Ed.), (Re)visioning The History of Education (pp. 157-178). Nova Iorque: Palgrave.

Fernandes, D., Ó, J. R., & Paz, A. (2009). Uma avaliação dos projetos educativos dos conservatórios públicos do ensino especializado da música. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. (Documento de trabalho) Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5503

Fernandes, D., Ó, J., & Paz, A. (2008). Ensino artístico especializado da música: Para a definição de um currículo do ensino básico. Lisboa: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Documento de trabalho) Disponível em http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5547