Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Didática da Economia, Didática da Contabilidade, Economia da Educação, Gestão.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A. L. (2019). A integração pedagógica das tecnologias digitais na formação ativa de professores. In Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Cap. 3, Vol.3, pp. 24-37. Ponta Grossa (PR): Atena Editora.

Rodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores – estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18 (4), 354-373.

Rodrigues, A. L. (2018). A formação ativa no ensino das ciências econômicas e sociais em Portugal. Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, 2 (2), 134-145.

Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2018). A Importância da Pedagogia na Qualidade das Instituições de Ensino Superior. Revista FORGES, 5(1), 33-56.
Retirado de http://www.aforges.org/revistas/

Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2018). Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa. In B. Cabrito, J. M. Macedo, & L. Cerdeira (Org.). Ensino Superior no Brasil e em Portugal: atualidades, questões e inquietações (pp.253-281). Lisboa: Educa.

Rodrigues, A.L. (2017). A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais. Investigar em Educação – II ª Série, 6, 199-223.

Rodrigues, A. L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação em Questão,55(46), 34-58.

Brito, R., Rodrigues, A. L., & Costa, F. A. (2016). A relação entre a escola e as TIC: que desafios? In D. Sampaio & I. Patrão (Coord.),  Dependências online – o poder das novas tecnologias. Lisboa: Pactor – Grupo LIDEL.

Rodrigues, A. L., Patrocínio, T., Ribeiro, A., & Couto, S. (2016). O papel do professor cooperante na formação inicial de professores. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.), Livro de atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 552-560). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2014). O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta. In B. Cabrito, A. Castro, L. Cerdeira, & V. J. Chaves (Org.). Os desafios da expansão da educação em países de língua portuguesa: financiamento e internacionalização (pp. 297-312). Lisboa: Educa.