Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Tecnologias Digitais na Educação, Formação de Professores, Didática da Economia, Didática da Contabilidade.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A.L. (2017). A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais. Investigar em Educação – II ª Série, 6, 199-223.

Rodrigues, A. L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação em Questão,55(46), 34-58.

Brito, R., Rodrigues, A. L., & Costa, F. A. (2016). A relação entre a escola e as TIC: que desafios? In D. Sampaio & I. Patrão (Coord.),  Dependências online – o poder das novas tecnologias. Lisboa: Pactor – Grupo LIDEL.

Rodrigues, A. L. (2016). A integração pedagógica das tecnologias digitais na Formação Ativa de professores. In Digital Technologies & Future School, Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 708-720). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A. L. (2017). A Formação Ativa de Professores na Didática das Ciências Económicas e Sociais. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria (Orgs.), As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores,Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal (pp. 740-749). Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A. L., Patrocínio, T., Ribeiro, A., & Couto, S. (2016). O papel do professor cooperante na formação inicial de professores. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.), Livro de atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 552-560). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Rodrigues, A. L. (2015). Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior? Revista FORGES, 2(2), 117-145.

Rodrigues, A. L. (2014). Dificuldades, Constrangimentos e Desafios na Integração das Tecnologias Digitais no Processo de Formação de Professores. In Aprendizagem Online, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 849-857). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Rodrigues, A. L., & Patrocínio, T. (2014). O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta. In B. Cabrito, A. Castro, L. Cerdeira, & V. J. Chaves (Org.). Os desafios da expansão da educação em países de língua portuguesa: financiamento e internacionalização (pp. 297-312). Lisboa: Educa.

Rodrigues, A. L., Patrocínio, T., Curado, A. P., Cabrito, B., & Cerdeira, L. (2014). Facebook as a Learning Management System (LMS) in Higher Education. In International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies (ICEILT). Spain: University of Barcelona.