Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias ativas, Didática da Economia, Didática da Contabilidade , Administração Educacional.
Teacher Education, ICT in Education, Active learning, Didactics of Economics, Didactics of Accounting, Educational Administration.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A. L., & Alonso, D. (2022). Instructional Methods and Hybrid Learning in Preservice Teacher Education – Case Studies in Portugal and Spain. Journal of Higher Education Theory and Practice, 22(3), 47-60. https://doi.org/10.33423/jhetp.v22i3.5080

Rodrigues, A.L. (2022). Integrating Digital Technologies in Accounting Preservice Teacher Education: A Case Study in Portugal. International Journal of Technology and Human Interaction, 18(1), 1-19. https://doi.org/10.4018/IJTHI.20220101

Rodrigues, A.L. (2021). A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior. Humanidades & Inovação, 8(50), 364-376. http://hdl.handle.net/10451/50677

Rodrigues, A.L. (2021). Investigação-ação e análise de conteúdo: caso na formação de professores. Revista Práxis Educacional, 17(48), p. 1-23. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8796

Rodrigues, A.L., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M.L., & Alves, H. (2021). Technological Skills in Higher Education—Different Needs and Different Uses. Education Sciences, 11(7), 326. https://doi.org/10.3390/educsci11070326

Rodrigues, A. L. (2020). Digital technologies integration in teacher education: the active teacher training model. Journal of E-Learning and Knowledge Society, 16(3), 24-33. https://doi.org/10.20368/1971-8829/1135273

Rodrigues, A. L. (2019). The Leadership Process in Teacher Education: A Case Study at the University of Lisbon. International Journal of Organizational Leadership, 8(4), 22-37. https://doi.org/10.33844/ijol.2020.60485

Rodrigues, A. L. (2019). Didática da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores – Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.38

Rodrigues, A. L. (2019). Aprendizagem Ativa – Como inovar na sala de aula. Lisbon International Press.

Rodrigues, A.L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação em Questão, 55(46), 34-58. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291