Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias ativas, Didática da Economia, Didática da Contabilidade , Administração Educacional.
Teacher Education, ICT in Education, Active learning, Didactics of Economics, Didactics of Accounting, Educational Administration.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A.L., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M.L., & Alves, H. (2021). Technological Skills in Higher Education—Different Needs and Different Uses. Education Sciences, 11(7), 326. https://doi.org/10.3390/educsci11070326

Rodrigues, A. L., Cerdeira, L., Patrocínio, T., Cabrito, B., & Mucharreira P. (2021). Input and Output Indicators of the Higher Education Institutions for Quality of Life in Portugal. International Journal of Higher Education, 10(2), 299-307. https://doi.org/10.5430/ijhe.v10n2p299

Rodrigues, A. L., Cerdeira, L., Patrocínio, T., Cabrito, B., & Mucharreira P. (2020). A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento. Brazilian Journal of Development, 6(12), 96491-96498. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-225

Rodrigues, A. L. (2020). Digital technologies integration in teacher education: the active teacher training model. Journal of E-Learning and Knowledge Society, 16(3), 24-33. https://doi.org/10.20368/1971-8829/1135273

Rodrigues, A. L. (2019). The Leadership Process in Teacher Education: A Case Study at the University of Lisbon. International Journal of Organizational Leadership, 8(4), 22-37. https://doi.org/10.33844/ijol.2020.60485

Rodrigues, A. L. (2019). Didática da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores – Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.38

Rodrigues, A. L. (2019). Aprendizagem Ativa – Como inovar na sala de aula. Lisbon International Press.

Rodrigues, A. L. (2018). Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores – estudos de caso em Portugal. Contrapontos, 18(4), 354-373. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373

Rodrigues, A.L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação em Questão, 55(46), 34-58. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291

Rodrigues, A. L. (2015). Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior? Revista FORGES, 2(1), 117-145. http://hdl.handle.net/10451/34271