Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologias ativas, Didática da Economia, Didática da Contabilidade , Administração Educacional.
Teacher Education, ICT in Education, Active learning, Didactics of Economics, Didactics of Accounting, Educational Administration.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, A.L. (2022). Integrating Digital Technologies in Accounting Preservice Teacher Education: A Case Study in Portugal. International Journal of Technology and Human Interaction, 18(1), 1-19. https://doi.org/10.4018/IJTHI.20220101

Rodrigues, A.L. (2021). A metodologia de trabalho de projeto com integração de tecnologias digitais no ensino superior. Humanidades & Inovação, 8(50), 364-376. http://hdl.handle.net/10451/50677

Rodrigues, A.L. (2021). Investigação-ação e análise de conteúdo: caso na formação de professores. Revista Práxis Educacional, 17(48), p. 1-23. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8796

Rodrigues, A.L., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M.L., & Alves, H. (2021). Technological Skills in Higher Education—Different Needs and Different Uses. Education Sciences, 11(7), 326. https://doi.org/10.3390/educsci11070326

Rodrigues, A. L., Cerdeira, L., Patrocínio, T., Cabrito, B., & Mucharreira P. (2021). Input and Output Indicators of the Higher Education Institutions for Quality of Life in Portugal. International Journal of Higher Education, 10(2), 299-307. https://doi.org/10.5430/ijhe.v10n2p299

Rodrigues, A. L. (2020). Digital technologies integration in teacher education: the active teacher training model. Journal of E-Learning and Knowledge Society, 16(3), 24-33. https://doi.org/10.20368/1971-8829/1135273

Rodrigues, A. L. (2019). The Leadership Process in Teacher Education: A Case Study at the University of Lisbon. International Journal of Organizational Leadership, 8(4), 22-37. https://doi.org/10.33844/ijol.2020.60485

Rodrigues, A. L. (2019). Didática da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores – Revisão de literatura. Educação, Sociedade & Culturas, 55, 53-72. https://doi.org/10.34626/esc.vi55.38

Rodrigues, A. L. (2019). Aprendizagem Ativa – Como inovar na sala de aula. Lisbon International Press.

Rodrigues, A.L., & Cerdeira, L. (2017). Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português. Revista Educação em Questão, 55(46), 34-58. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291