Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Formação de professores: mudança e desenvolvimento profissional, processos colaborativos e investigativos de formação, ética e pensamento ético-deontológico dos professores. Complexidade e investigação em educação. Educação e Cidadania: relação educativa, educação intercultural, mediação social, conflito e violência e cyberbullying, educação emocional e ética, processos participativos. Pedagogia do ensino superior: inclusão no ensino superior, educação emocional e ética. Educação artística.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Caetano, A. P., Freire, I., & Sobral, C. (2018). Emoções e ética na formação de formadores. A complexidade em ação. Revista Contexto & Educação, 33(106), 119-138. doi:10.21527/2179-1309.2018.106.119-138

Caetano, A. P., & Paz, A. L. (2018). Investigar em educação artística, construindo uma comunidade dialógica, rondando os abismos. In J. P. Queiroz & R. Oliveira, Arte e Ensino: Propostas de Resistência (pp. 49-60). Lisboa: CIEBA. Disponível em http://congressomateria.fba.ul.pt/rede/2018_rede_01_04_Caetano.pdf

Caetano, A. P., Lima, B., Sobral, C., Freire, I. P., Almeida, M., Rocha, N., & Cavaco, C. (2018). Inclusão no Ensino Superior em Portugal. Contributos para identificação de conceções, políticas públicas e investigação. In A. S. Loss & P. Vain (Orgs.),Ensino superior e inclusão: palavras, pesquisas e reflexões entre movimentos internacionais (Vol II, pp. 435-467). Curitiba: Editora CRV.

Caetano, A. P. (2017). Ética e complexidade na mediação comunitária. Devenir. Revista de Estudios culturales e Regionales, 32, 41-58.

Caetano, A. P., Amado, J., Martins, M. J. D., Freire, I., Veiga-Simão, A. M., & Pessoa, M. T. (2017). Cyberbullying – Motivos da agressão na perspetiva de jovens portugueses. Revista Educação e Sociedade, 38(141), 1017-1034. doi: 10.1590/es0101-73302017139852

Caetano, A. P., Freire, I., Machado, E., Bicho, L., &. Vassalo S. (2016). Arts and the voice of youth in dialogue – a project in Portuguese schools. In S. Gonçalves & S.e Majhanovich (Orgs.), (Inter)Cultural Dialogue Through Arts and Media. Roterdão: Sense Publishers.

Caetano, A. P., Freire, I., Veiga-Simão, A. M., Martins, M. J. D., & Pessoa, M. T. (2016). Emoções no Cyberbullying. Um estudo com adolescentes portugueses.Educação e Pesquisa, 42(1), 199-212. doi:10.1590/S1517-9702201603138125

Caetano, A. P. (2015). Ser professor e formador de professores: a complexidade de um duplo papel. In A. Loss, A. P. Caetano & J. P. Ponte (Orgs.), Formação de Professores no Brasil e em Portugal. Pesquisas, debates e práticas. Curitiba: Appris.

Estrela, M. T., & Caetano, A. P. (Orgs.). (2010). Ética profissional docente. Do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: Educa.

Caetano, A. P. (2004). A Complexidade dos Processos de Formação e a Mudança dos Professores. Porto: Porto Editora.