Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional e competências dos professores com TIC; 21st-Century Skills; Aprendizagem em Ambientes Educativos com Tecnologias; Novos espaços de aprendizagem; Metodologias de Investigação em Educação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Pedro, N., Baeta, P., Paio, A., Pedro, A., & Matos, J. F. (2017). Redesigning Classrooms For The Future: Gathering Inputs From Students, Teachers And Designers. Proceedings of the 11th annual International Technology, Education and Development Conference. Valencia

Pedro, N., Pedro, A., Matos, J. F., Piedade, J., & Fonte, M. (2016). Digital Technologies & Future School. Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação- artigos selecionados. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: http://ticeduca2016.ie.ulisboa.pt/?page_id=1369

Pedro, A. (2015). Tecnologias e competências dos professores do ensino básico para o séc. XXI. (Tese de doutoramento, não publicada) Lisboa: Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/18408

Matos, J. F., Pedro, N., Pedro, A., & Cabral, P. (2014). Tendências nas metodologias de investigação na área das tecnologias na educação: uma análise da investigação de cursos pós-graduados entre 2005 e 2013. In G. L. Miranda, M. E. Monteiro, & P. Brás, Atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação (pp. 832-839). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: http://ticeduca2014.ie.ul.pt/downloads/AtasDigitais/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf

Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., Matos, J. F., & Dorotea, N. (2014). Guidelines for technology-enhanced learning activities in a live science school setting. In Proceedings of SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education. doi: 10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.031

Pedro, N., Matos, J. F., & Pedro, A. (2014). Digital technologies, teachers’ competences, students’ engagement and future classroom: ITEC Project. In C. Rensing, S. Freitas, T. Ley, & P. J. Muñoz-Merino (Eds.), Open Learning and Teaching in Educational Communities (pp. 582-583). Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-11200-8_80

Patrocínio, P., Pedro, A., & Matos, J. F. (2014). 21st Century Skills and Mobile Learning: The relationship between two constructs. In Proceedings of SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology, Healthcare and Education. doi: 10.5593/sgemsocial2014/B13/S3.031

Matos, J. F., Pedro, N., Pedro, A., & Cabral, P. (2012). Tendências nas Metodologias de Investigação em TIC na Educação (2005-2011): em direção a uma agenda de investigação. Atas XIX COLÓQUIO AFIRSE. Lisboa

Matos, J. F., & Pedro, A. (2011). Why should we bother to integrate the pencil in the primary school curriculum? – Demystifying the issue of integrating ICT in the curriculum. Actas da 5th International Technology, Education and Development Conference. Valencia. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/9585

Pedro, N., Wunch, L., Matos, J. F., Pedro, A., & Abrantes, P. (2010). Tecnologia, inovação e desenvolvimento profissional docente: ou pergunte-se aos alunos o que os professores necessitam de aprender. Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação: inovação curricular com TIC. Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/6215