Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional e competências dos professores com TIC; 21st-Century Skills; Aprendizagem em Ambientes Educativos com Tecnologias; Novos espaços de aprendizagem; Metodologias de Investigação em Educação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Pedro, A., Piedade, J., Matos, J. F., & Pedro, N. (2019). Redesigning initial teacher’s education practices with learning scenarios. The International Journal of Information and Learning Technology, 36(3), 266-283.doi:10.1108/IJILT-11-2018-0131

Pedro, A., & Matos, J. F. (no prelo). Competências dos professores para o século XXI: Uma abordagem metodológica mista de investigação. Revista e-Curriculum.

Pedro, A,. & Matos, J. F. (2017). Validação da escala de perceção de competências docentes para o século XXI. Revista Intersaberes, 12(26), 212-227.

Piedade, J., Pedro, A., Silva, A., & Matos, J. F. (2018). Projeto tel@ftelab: desenho de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores de informática. Revista Intersaberes, 14(31), 1-6. doi:10.22169/revint.v14i31.1614

Piedade, J., Pedro, A., & Matos, J.F. (2018). Cenários De Aprendizagem Como Estratégia De Planificação De Aulas na Formação Inicial De Professores: O Exemplo Da Área De Informática. In A. Moser, M. Alencastro & R. Santos (Eds.), Práticas na Docência da Pós-Graduação: tecnologias e significâncias. São Luiz: EDUFMA.

Amado, C., & Pedro, A. (2018). Desenvolvimento de um referencial para MOOC (Massive Open Online Courses) na formação contínua docente. Revista Indagatio Didactica, 10(3).

Fonte, M., Cabral, P., Pedro, A., Piedade, J., & Silva, A. (2017). Learning scenarios in the initial teacher education: designing a MOOC. In R. H. Rizzardini & H. R. Amado-Salvatierra (Eds.), Proceedings of the International Conference MOOC-MAKER (Vol. 1993, pp. 37-42). Disponível em http://ceur-ws.org/Vol-1993/5.pdf

Pedro, A., Matos, J. F., Piedade, J., & Dorotea, N. (2017). Probótica: Linhas Orientadoras. Ministério da Educação: Direção Geral de Educação. Disponível em http://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdf

Pedro, N., Pedro, A., Matos, J. F., Piedade, J., & Fonte, M. (Orgs.) (2016). Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro, Livro de Atas do Congresso Internacional ticEDUCA2016. Lisboa: Instituto de Educação da  Universidade de Lisboa. Disponível em https://cld.pt/dl/download/e7500488-3c2a-4d99-9de0-ade4c5cc9aba/Livro_Artigos.pdf