Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Psicologia da Educação

Áreas de interesse

Até 2014, fiz parte do grupo de Didática das Ciências, tendo integrado projetos nacionais e internacionais sobre a avaliação do currículo de ciências, inquiry e desenvolvimento profissional de professores. Atualmente, os meus interesses de investigação centram-se em aspetos relacionados com a inclusão. Tive uma bolsa de pos-doc sobre participação social de crianças com NEE, desenvolvida no CIS-IUL (SFRH/BPD/111279/2015) (fim em Abril, 2016), com o objetivo de estudar a participação social de crianças com NEE no 1º ciclo de escolaridade e sou investigadora principal de um projeto financiado pela FCT, cujo objetivo é explorar fatores associados a participação social de crianças com NEE em diferentes ciclos de escolaridade (PTDC/MHC-CED/4150/2014).

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Moreira, F., & Freire, S. (2015). Aceitação de alunos com NEE pela turma: Um estudo sociométrico com alunos de 7º ano. Atas do I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva. Organizado pela Universidade do Algarve, Faro.

Faria, C., Freire, S., Galvão, C., & Reis, P. (2012). Students as risk of dropping out: how to promote their engagement with school science? Science Education International, 23(1), 20-39.

Freire, S., Faria, C., Galvão, C., & Reis, P. (2012). New curricular material for science classes: How do students evaluate it? Research in Science Education, 43(1), 163-178.

Baptista, M., Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2011). Cursos de educação e formação: Uma oportunidade para questionar práticas de sala de aula e reconstruir identidades escolares. Ensaio, 13(2), 151-170.

Freire, S., Baptista, M., Carvalho, C., Freire, A., Oliveira, T., & Azevedo, M. (2009). Disengagment with school: classroom investigations as a possible solution. Problems in Education in 21st Century, 13, 44-53.

Freire, S., Carvalho, C., Freire, A., Azevedo, M., & Oliveira, T. (2009). Identity construction through schooling: listening to students’ voices. European Educational Research Journal, 8(1), 80-88.

Freire, S., Baptista, M., Carvalho, C., Freire, A., Oliveira, T., & Azevedo, M. (2009). Disengagment with school: classroom investigations as a possible solution. Problems in Education in 21st Century, 13, 44-53.

Freire, S. (2008). Um olhar sobre a inclusão. Revista de Educação, XVI(1), 5-20.

Freire, S., & César, M. (2003). Inclusive ideals/ inclusive practices: how far is dream from reality? Five comparative case studies. European Journal of Special Needs Education, 18(3), 341-354.

Freire, S., & César, M. (2002). Evolution of the Portuguese education system. A deaf child’s life in a regular school – is it possible to have hope? Educational and Child Psychology, 19(2), 76-96.