Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Educação em Línguas (nomeadamente, educação plurilingue e intercultural, intercompreensão, sensibilização à diversidade linguística e cultural). Supervisão e Formação de Professores (conhecimento, identidade e desenvolvimento profissional). Parcerias interinstitucionais (universidades e escolas), Colaboração e Comunidades de Aprendizagem.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Andrade, A. I., & Pinho, A. S. (Orgs.) (2010) . Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto. Aveiro: Universidade de Aveiro Disponível em http://linguaseeducacao.web.ua.pt/docs/new/livro%20final.pdf

Andrade, A. I., Araújo e Sá, M. H., Faneca, R., Martins, F., Pinho, A. S., & Simões, A. R. (orgs.) (2014). A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação. Aveiro: UA Editora.

Pinho, A. S. (2015). Intercomprehension: a portal to teachers’ intercultural sensitivity. The Language Learning Journal, 43(2), 148-164. doi:10.1080/09571736.2014.945815

Pinho, A. S. (2019). Plurilingual education and the identity development of pre-service English language teachers: an illustrative example. In P. Kalaja & S. Melo-Pfeifer (Eds.), Visualising multilingual lives: more than words (pp.214-231). Bristol: Multilingual Matters.

Pinho, A. S., & Andrade, A. I. (2014). Redefining a professional project: the voice of a language teacher in a context of collaborative learning. European Journal of Teacher Education, 38(1), 21-40. doi:10.1080/02619768.2014.902440

Pinho, A. S., Gonçalves, L., Andrade, A. I., & Araújo e Sá, M. H. (2011). Engaging with diversity in teacher language awareness: teachers’ thinking, enacting and transformation. In S. Breidbach, D. Elsner & A. Young (Eds.), Language Awareness in teacher education: Cultural-political and socio-educational dimensions (pp. 41-61). Bern/Frankfurt: Peter Lang.

Pinho, A. S., & Moreira, G. (2012). Policy in practice: Primary school teachers of English learning about plurilingual and intercultural education. L1 – Educational Studies in Language and Literature, 12, 1-24. Disponível em http://l1.publication-archive.com/public?fn=enter&repository=1&article=1410

Pinho, A. S., & Mesquita, L. (2018). Desenvolvimento profissional e colaboração na escola: dois estudos em diálogo. Revista Internacional de Formação de Professores, 3(1), 122-154. Disponível em https://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/1191

Pinho, A. S., & Simões, A. R. (2012). Signs of construction of a professional development community in language education: a case study. L1 – Educational Studies in Language and Literature, 1-31. Disponível em http://l1.publication-archive.com/public?fn=enter&repository=1&article=1403

Szelei, N., Tinoca, L., & Pinho, A. S. (2019). Rethinking ‘cultural activities’: An examination of how teachers utilised student voice as a pedagogical tool in multicultural schools. Teaching and Teacher Education, 79, 176-187. doi:10.1016/j.tate.2018.12.020