Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Educação em Línguas (nomeadamente, educação plurilingue e intercultural, intercompreensão, sensibilização à diversidade linguística e cultural). Supervisão e Formação de Professores (conhecimento, identidade e desenvolvimento profissional). Parcerias interinstitucionais (universidades e escolas), Colaboração e Comunidades de Aprendizagem.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Pinho, A. S. (2015). Intercomprehension: a portal to teachers’ intercultural sensitivity. The Language Learning Journal (Special Issue Intercultural Competence II), 43(2), 148-164. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09571736.2014.945815.

Pinho, A. S., & Andrade, A. I. (2015). Redefining a professional project: the voice of a language teacher in a context of collaborative learning. European Journal of Teacher Education, 38(1), 21-40. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/02619768.2014.902440.

Andrade, A. I., Araújo e Sá, M. H., Martins, F., & Pinho, A. S. (2014). Olhares sobre a sensibilização à diversidade linguística em Portugal: desafios e possibilidades da educação para o plurilinguismo. In Ch. Troncy (Org.), Les approches plurielles des langues et des cultures: démarches et réflexions. Hommage à Michel Candelier (pp. 255-265). Rennes: Presses Universitaires de Rennes (PUR).

Andrade, A. I., Araújo e Sá, M. H., Faneca, R., Martins, F., Pinho, A. S., & Simões, A. R. (Orgs.) (2014). A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação. Aveiro: UA Editora.

Pinho, A. S. (Org.) (2013). Educação Plurilingue e Intercultural na Escola: projetos interdisciplinares e colaborativos. Cadernos do LALE. Série Propostas nº 7. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Simões, A. R., Pinho, A. S., Costa, A. M., & Costa, A. R. (2013). “The Project English Plus”: a CLIL approach in a Portuguese school. Revista Indagatio Didactica, 5(4), 30-51. Disponível em: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2565

Pinho, A. S., & Simões, A. R. (2012). Signs of construction of a professional development community in language education: a case study. L1 – Educational Studies in Language and Literature, 1-31. Disponível em: http://l1.publication-archive.com/public?fn=enter&repository=1&article=1403

Pinho, A. S., & Moreira, G. (2012). Policy in practice: Primary school teachers of English learning about plurilingual and intercultural education. L1 – Educational Studies in Language and Literature, 12, 1-24. Disponível em: http://l1.publication-archive.com/public?fn=enter&repository=1&article=1410

Pinho, A. S., Gonçalves, L., Andrade, A. I., & Araújo e Sá, M. H. (2011). Engaging with diversity in teacher language awareness: teachers’ thinking, enacting and transformation. In S. Breidbach, D. Elsner, & A. Young (Eds.), Language Awareness in teacher education: Cultural-political and socio-educational dimensions (pp. 41-61). Bern/Frankfurt: Peter Lang.

Andrade, A. I., & Pinho, A. S. (2010) (Orgs.). Línguas e educação: práticas e percursos de trabalho colaborativo. Perspectivas a partir de um projecto. Aveiro: Universidade de Aveiro. Disponível em: http://linguaseeducacao.web.ua.pt/docs/new/livro final.pdf