Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Economia da Educação; Financiamento e Gestão da Educação e da Formação; Políticas de Ensino Superior.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Cabrito, B., Cerdeira, L., Mucharreira, P. R. (2023). O Ensino Superior Público em Portugal: financiamento, privatização e precariedade. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, 13(10), 1-15.

Mpanzo, A., Cerdeira, L., Cabrito, B. G., Menezes, M. A. (2022). A construção das políticas de financiamento da educação básica em Angola: possíveis fatores que inviabilizam a universalização e equidade da educação. Revista Brazilian Journal of Development, 10, 65906-65920.

Cabrito, B., Cerdeira, L., Mucharreira, P. R. (2022). Educação e ciclos políticos, em Portugal – Que relações? evidências das últimas décadas. RBPAE – Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 38(1), e122619.

Cabrito, B., Cardoso, C. (2022). ESIC – Estudo Diagnóstico da Educação Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau: oportunidades e recomendações. Coordenação: Carla Pinto – Fundação Fé e Cooperação (FEC); financiamento EU – União Europeia, 2021-2022. Edição: FEC – Bissau.

Cerdeira, L., Cabrito, B. G.; Mucharreira, P. R. (2021). Portuguese Scientific System Growth and Public Funding of Higher Education between 1995 and 2020. In R. V. Nata (Ed.), Progress in Education –Volume 67 (pp. 77-107). Nova Science Publishers.

Cerdeira, L., Cabrito, B.G., Gemelli, C. (2021). Financiamento, mercantilização e democratização da educação superior portuguesa: Perspectivas de impactos pós-pandemia. Revista Humanidades & Inovação, 8(62), 113-122

Cabrito, B. (2021). O Ensino Superior em Portugal em tempos de democracia: um percurso e um desafio. In A. Castro, A. C. Neto & G. Mendes (orgs), Educação Superior em tempos de crise: repercussões em diferentes contextos (pp. 145-169). Editora CRV.

Cerdeira, L., Cabrito, B. G., Mucharreira, P. R. (2021). O Ensino Superior Português e os Desafios da Pandemia COVID-19. In E. Diógenes, M. Silva & M. Pereira (Org.), Políticas Educacionais na Era do Ultra (Neo)Liberalismo: múltiplos olhares (pp. 143-153). Editora CRV.

Cabrito, B. G., Castro, A. M. D. A. (2021). Os caminhos da expansão da educação superior no Brasil e em Portugal: convergências e divergências. Eccos – Revista Científica, 56, 1-22.

Cabrito, B. (2021). COVID-19, Educação (Básica) e equidade em Portugal. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, 6(10), 125-138.