Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Formação de Adultos

Áreas de interesse

Economia da Educação; Financiamento e Gestão da Educação e da Formação; Políticas de Ensino Superior.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Cabrito, B., Cerdeira, L., Patrocínio, T., & Machado-Taylor, M. L. (2015). Brain Drain and dependency: the Portuguese case. Journal PARIPEX – Indian Journal of Research, 4(11), 121-123.

Cabrito, B., Cerdeira, L., Patrocínio, T., & Machado-Taylor, M. L. (2015). Exportar mão-de-obra qualificada a custo zero: quanto perde Portugal com a fuga de cérebros? Revista Educação em Questão, 53(39), 45- 75.

Cabrita, B. (2016). A Educação em Portugal – Caminhos Recentes e Tendências Futuras. In E. Scaff & M. Fonseca (org.), Gestão e Planejamento da educação básica nos cenários nacional e internacional (pp. 205 – 234). São Paulo: Mercado de Letras.

Cabrito, B., Cerdeira, L., Machado-Taylor, M. L., & Patrocínio, T. (2016). Transferência de investimento na educação com base no custo livre: alguns dados de Portugal, Espanha, Grécia e Itália. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 24(93), 777-803. doi: 10.1590/S0104-40362016000400001

Cabrito, B. (2017). Expansão da educação, intensificação e proletarização do trabalho docente em Portugal no século XXI. Revista Trabalho, Política e Sociedade, 2(3), 277-298.

Cabrito, B., Capucha, L., Carvalho, H., Sebastião, J., Martins, S. C., Capucha, A. R., Roldão, C., Tavares, I., & Macharreira, P. (2017). A Dimensão das Turmas no Sistema Educativo Português. Lisboa: Ministério da Educação.

Cabrito, B., & Cerdeira, L. (2018). O Ensino Superior em Portugal: evolução e potencialidades. Humanidades e Inovação, 5(8),7-19.

Cabrito, B., Zanella, M. N., & Barros, A. M. (2019). Educação social e escolar e o direito à educação na medida socioeducativa. EccoS – Revista Científica, 48, 155-173. doi: 10.5585/eccos.n48.11431

Cabrito, B., Mucharreira, P. R., & Capucha, L (2019). Impactos financeiros de uma política de redução do número de alunos por turma: o caso Português. Revista Educação da UFSM, 44. doi: 10.5902/1984644432179

Cabrito, B., Oliveira, J. F., & Santuário, A. A. (aceite). Access to Higher Education in Portugal, Brasil and Mexico: Tensions and Challenges for Democratization with Quality. In A. M. Albuquerque, J. Paul & N. Bagnall (Eds.), Intercultural Studies in Higher Education – Policy and Practice. Palgrave Macmillan.