Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Avaliação Educacional

Áreas de interesse

Teoria da Avaliação. Avaliação de Políticas Públicas. Avaliação de Programas. Avaliação das/para as Aprendizagens (Ensino Superior e Não Superior). Avaliação Institucional. Currículo, Desenvolvimento Curricular e Avaliação nos Sistemas Educativos (Ensino Superior e Não Superior). Formação de Professores no domínio da Avaliação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Fernandes, D., & Gonçalves, C. (2018). Para compreender o desempenho dos alunos portugueses no PISA (2000-2015). In M. I. Ramalho Ortigão (Org.), Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA (pp. 39-68). Curitiba, Brasil: CRV.

Fernandes, D. (2018). Contributos das perspetivas orientadas por/para uma agenda social. In J. Ferrão & J. P. Paixão (Org.), Metodologias de avaliação de políticas públicas (pp. 49-70). Lisboa: Imprensa da Universidade de Lisboa.

Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública. Revista de Educação PUC-Campinas, 23(1), 19-36. doi: 10.24220/2318-0870v23n1a3932

Fernandes, D., Fialho, I., & Barreira, C. (2017). Perceptions et pratiques d’évaluation des apprentissages dans l’enseignement universitaire portugais. Evaluer. Journal international de Recherche en Education et Formation, 3(1-2), 61-75.

Fernandes, D. (2016). Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cadernos Cedes, 36(99), 223-238. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v36n99/1678-7110-ccedes-36-99-00223.pdf

Fernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Revista de Estudos em Avaliação Educacional, 26(63), 596-629. Disponível em http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3687

Fernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas das atividades das aulas. Educar em Revista,1, 109-135. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/er/nspe1/1984-0411-er-1-spe-00109.pdf

Fernandes, D. (2014). Avaliação das aprendizagens e políticas educativas: o difícil percurso da inclusão e da melhoria. In M. L. Rodrigues (Org.), Quarenta anos de políticas de educação em Portugal: A construção do sistema democrático de ensino (Vol. I, pp. 231-268). Coimbra: Almedina. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/16010

Fernandes, D. (2013). Avaliação em educação: uma discussão de algumas questões críticas e desafios a enfrentar nos próximos anos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 21(78), 11-34. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000100002

Fernandes, D. (2010). Acerca da articulação de perspectivas e da construção teórica em avaliação educacional. In M. T. Esteban & A. J. Afonso (Orgs.), Olhares e interfaces: Reflexões críticas sobre a avaliação (pp. 15-44). São Paulo: Cortez.