Grupo de Investigação

Currículo, Formaçāo de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Especializada em teoria e desenvolvimento curricular, a sua investigação procura triangular esta área com a inovação de estruturas, práticas e processos educativos, com ênfase no uso e na integração de tecnologias digitais em contextos de ensino e/ou formação, orientadas para a promoção de aprendizagens consideradas social e culturalmente relevantes.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Cruz, E. (2018). Pupils’ representations about the curricular integration of ICT in primary school education/ Representações de alunos sobre a integração curricular das TIC no ensino básico. Educação e Pesquisa, 44, 1-16.

Costa, F. & Cruz, E. (2018). Activities for Digital Inclusion of Adults. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

Costa, F., Cruz, E. & Pereira, C. (2018). Adaptação de UFCD presenciais para um modelo de formação a distância. Revista D&F, 20.

Costa, F., Cruz, E., Rodriguez, C. & Viana, J. (2015). As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In C. Rocha, D. Braga & R. Caldas (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização (pp. 129–154). Campinas, Br: Pontes Editores.

Cruz, E. & Costa, F. (2015). Revisitando o(s) sentido(s) para a integração curricular. Revista científica e-Curriculum, 13(2), 193-213.

Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E. & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Lisboa: Santillana.

Cruz, E. & Reis, O. (2011). Avaliação Formativa em Contextos de Aprendizagem Online: Algumas Características, Distorções e Implicações. In P. Dias & A. Osório (Orgs.). Aprendizagem (in)Formal na Web Social (pp. 237-257). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.