Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Filosofia com crianças e Jovens; Currículo; Inovação pedagógica; Formação de Professores.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Machado, E., Amado, J., Freire, I. (2017). Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores. Linhas Críticas, 23(52), 538-559.

Machado, E., & Freire, I. (2016). Princípios e práticas da formação de professores em filosofia com crianças e jovens. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho & J. Rocha (Coords.), XIII SPCE: fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 592-601). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu.

Caetano, A. P., Freire, I., Machado, E., Bicho, L., &. Vassalo S. (2016) Youngsters’ voices and arts in dialogue – a project in Portuguese schools. In S. Gonçalves & S. Majhanovich (orgs.), (Inter)Cultural Dialogue Through Arts and Media (pp. 247-262). Editora Sense.

Tinoca, L, Rodrigues, F., & Machado, E. (2015). Da supervisão colaborativa às comunidades de prática: um percurso de aprendizagem transformativa. In M. A.Flores, M. A. Moreira & L. R. Oliveira (Eds.), Desafios Curriculares e Pedagógicos na formação de Professores (pp. 119-130). Ramada: Pedago.

Bicho, L., Caetano, A. P., Freire, I., Machado, E., & Vassalo, S. (2016). A voz dos alunos na inovação educativa: empoderamento e diálogo intercultural. In N. Fialho & B. Ramalho, Formação de professores, gestão e inovação pedagógica: desafios e experiências no Brasil e em Portugal (pp. 139-158). Salvador /Bahia: Editora da Universidade do Estado da Bahia Eduneb.