fabio-ferrentini

Professor Auxiliar Convidado

Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Tecnologias no ensino; Formação de Professores para uso das TIc em Educação; Robótica Educacional; EaD; Ensino de computação

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Dargains, A. R., Sampaio, F. F. (2020). Estudo exploratório sobre o uso da robótica educacional no ensino de introdução a programação. Tecnologias, sociedade e conhecimento, 7, 1-28.

Pimentel, C. S., Sampaio, F. F. (2020). Maker education: DuinoGraph Platform applied to a Track with Sensors in the Mousetrap Car Project. 17th annual international conference on Hands-On Science, HSCI2020, 1, (pp. 206-215). Viana do Castelo, Portugal. Vigo: Copissauro Repro.

Sampaio, F. F., Charneca, N., Pinho, M. C. (2020). Fernão de Magalhães: a STEAM Activity to Celebrate the 500th Anniversary of Circum-Navigation around the Globe. Hands On Science, 1, (pp. 174-177). Viana do Castelo, Portugal. Vigo: Copissauro Repro.

Scheffel, E., Sampaio, F. F., Queiroz, R., Motta, C. (2020). Hands-on STEAM: Learning To Program In Elementary School Using Directed Elaboration. 17th annual international conference on Hands-On Science, HSCI2020, 1, (pp. 140-149). Viana do Castelo, Portugal. Vigo: Copissauro Repro.

Piedade, J., Dorotea, N., Sampaio, F. F., Pedro, A. (2019). A cross-analysis of block-based and visual programming apps with computer science student-teachers. Education Sciences, 9, 1-19.

Queiroz, R. L., Sampaio, F. F., Santos, M. P. (2019). Duinoblocks4kids: using free technology and low-cost materials for the exercise of computational thinking in primary school via programming and educational robotics. Revista Brasileira de Informática na Educação, 17, 167-196.

Queiroz, R. L., Sampaio, F. F., Santos, M. P. (2017). Pensamento computacional, robótica e educação. Tecnologias, Sociedade E Conhecimento, 4, 107-129.

Louzada, A. L., Elia, M. M., Sampaio, F. F. (2015). Concepções alternativas dos estudantes sobre conceitos térmicos: um estudo de avaliação diagnóstica formativa. Revista Brasileira De Ensino De Física (impresso), 37, 1508-1.

Machado Alves, R., Sampaio, Sampaio, F. F., Da Fonseca Elia, M. (2015). DuinoBlocks: desenho e implementação de um ambiente de programação visual para robótica educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22, 126.

Silva, V., Sampaio, F. F., Oliveira, J. (2015). Análise temporal de redes de coautorias: um estudo sobre as interações dos autores na revista brasileira de informática na educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23, 137.