Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Currículo e tecnologias digitais. Tecnologias digitais e inovação de práticas e processos educacionais. Competências digitais de alunos, educadores, professores e formadores. Desenvolvimento profissional de educadores, professores e formadores. Desenho, utilização e avaliação de contextos digitais de aprendizagem: comunidades de prática, ambientes sociais, ambientes personalizados (PLE), portefólios.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Costa, F. A., Cruz, E. (2023). Mapping the Landscape of Doctoral Research in Technologies in Education: A 25-Year Analysis in Portuguese Universities. Education Sciences, 13(10), 1018. https://doi.org/10.3390/educsci13101018

Raleiras, M., Nabizadeh, A., & Costa, F. A. (2022). Automatic learning styles prediction: a survey of the State‐of‐the‐Art (2006–2021). Journal of Computers in Education, 9, 587–679. https://doi.org/10.1007/s40692-021-00215-7

Raleiras, M, Costa, F. A., & Viana, J. (2021). Students’ Approaches to Learning in a Gamified Course in Higher Education. 19th International Conference on Information Technology Based Higher Education and Training (ITHET), (pp. 1-7). https://doi.org/10.1109/ITHET50392.2021.9759662

Cruz, E., Costa, F. A. & Pereira, C. (2021). Who cares about digital culture at school?. Digital Education Review, 39, 270-282.

Costa, F., Viana, J., & Raleiras, M. (2021). What Do Higher Education Students Have to Say About Gamification. In Z. Kubincová, L. Lancia, E. Popescu, M. Nakayama, V. Scarano, A. Gil (eds), Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, 10th International Conference,  Workshops (vol 2, pp. 56–65). https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-030-52287-2

Raleiras, M., Viana, J., & Costa, F. (2020). Adaptive gamification models in higher education: is there a place for self-regulated learning?. EDULEARN20., 12th International Conference on Education and New Learning Technologies Online Conference (pp. 5949-5955).

Costa, F. A. (2019). Reflexões sobre a integração de tecnologias digitais na escola. Língua e Literacia(s) no Século XXI (pp. 14–39). Porto Editora.

Costa, F. A. (2019). About gamification pedagogical value. In B. D. da Silva, J. A. Lencastre, M. Bento, & A. J. Osório (Eds.), Experiences and perceptions of pedagogical practices with Game-Based Learning & Gamification (pp. 235–251). Research Centre on Education (CIEd) Institute of Education, University of Minho.

Felizardo, H., & Costa, F. (2017). O que pensam os professores portugueses dos formadores e da formação efetuada pelos CFAE na área das TIC ? Investigar em Educação, II(6). 225-244.

Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.