Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e da Formação de Professores

Áreas de interesse

Liderança organizacional da escola. Análise micropolítica da escola. Etnografia da escola. Educação para a cidadania, diversidade cultural e insucesso escolar. Formação de professores.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Sousa, F. (2010). “La Inducción Profesional de María: Una etnografía”. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 14(3), 165-181. Disponível em: http://www.ugr.es/~recfpro/?p=897

Jerome, L., Aktan, E., Rone, S., Sousa, F., & Verkest, H. (2011). School-University Partnerships: Case Studies of Inter-Cultural Learning. London: Cice Academic Network Project.

Jerome, L., Aktan, E., Rone, S., Sousa, F., & Verkest, H. (2011). Proposal for a Lifelong Learning Citizenship Education Project. London: Cice Erasmus Academic Network Project.

Sousa, F. (2011). MIPEX results for Portugal: Great Expectations?. In P. Cunningham & N. Fretwell (Eds.), Europe’s Future: Citizenship in a Changing World. Proceedings of the 13th Conference of the Children’s Identity and Citizenship in Europe Erasmus Academicc Network. London: Cice.

Pratas, H., & Sousa, F. (2010). The Dilemma of Teachers Competences: A Portuguese Survey. Proceedings of the 12th Conference of the Children’s Identity and Citizenship in Europe Erasmus Academic Network. London: Barcelona.

Sousa, F., & Carvalho, C. (Orgs.) (2008). Conferência Ibérica- Educação para a Cidadania: Livro de Actas. Lisboa: Cie-fcul.

Sanches, M. F., Veiga, F., Sousa, F., & Pintassilgo, J. (2007). Cidadania e Liderança Escolar. Porto: Porto Editora.

Bernardo, P., & Sousa, F. (2007). Análise Micropolítica de um Agrupamento Vertical de Escolas: Uma estratégia de diagnóstico para uma proposta de assessoria. In J. A. Costa, A. Neto-Mendes, & A. Ventura, A Assessoria na Educação em Debate. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Trigo-Santos, F. (Sousa) (2004). Gender(ed) Issues in Citizenship Education. In B. Krzywosz-Rynkiewicz, & A. Ross (Eds.), Social Learning, Inclusiveness and Exclusiveness in Europe (pp. 141-153). Stoke on Trent: Trentham Books.

Trigo-Santos, F. (Sousa) (1996). Atitudes e Crenças dos Professores do Ensino Secundário: satisfação, descontentamento e desgaste profissional. Lisboa: ME: IIE.