Grupo de Investigação

Didática

Áreas de interesse

Conhecimento e identidade profissional do professor; Formação inicial de professores; Tecnologias no ensino da Matemática e na formação de professores; Ensino e Aprendizagem dos Números, da Álgebra e da Estatística; Raciocínio Matemático; STEM.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Oliveira, H., Henriques, A., & Baptista, M. (2019). A tecnologia num cenário de aprendizagem de articulação entre Física e Matemática: um estudo na formação inicial de professores. Sisyphus – Journal of Education, 7(1), 9-30. doi: 10.25749/sis.15805

Oliveira, H., & Henriques, A. (2019). Teachers’ perspectives on the opportunities and challenges in the promotion of students’ statistical reasoning. In G. Burrill & D. Ben-Zvi (Eds.), Topics and Trends in Current Statistics Education Research: International Perspectives (pp. 309-328). Cham, Switzerland: Springer. doi: 10.1007/978-3-030-03472-6_14

Rodrigues, R., Cyrino, M., & Oliveira, H. (2018). Comunicação no ensino exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. Bolema, 32(62), 967-989. doi: 10.1590/1980-4415v32n62a11

Delgado, C., Oliveira, H., & Brocardo, J. (2017). Práticas do professor na discussão de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número: um estudo no ensino básico. Bolema, 31(57), 323-343. doi: 10.1590/1980-4415v31n57a16

Henriques, A., & Oliveira, H. (2016). Students’ informal inference in the context of a statistical investigation using TinkerPlots. Statistics Education Research Journal, 15(2), 62-80. Disponível em http://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ15(2)_Henriques.pdf 

Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2016). Especificidades e desafios da design research: o exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo. Quadrante, 25(2), 51-75.

Quintas, S., Tomás Ferreira, R., & Oliveira, H. (2015). O conhecimento didático de Estatística de duas professoras de Matemática sobre dados bivariados. Bolema, 29(51), 284-306. doi: 10.1590/1980-4415v29n51a15

Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P. (2015). Inquiry-based teaching: The case of Célia. In U. Gellert, J. Gimenez Rodrigues, C. Hahn, & S. Kafoussi (Eds.), Educational paths to Mathematics (pp. 305-321). Cham, Switzerland: Springer International Publishing. doi: 10.1007/978-3-319-15410-7_20

Oliveira, H., & Mestre, C. (2014). Opportunities to develop algebraic thinking in elementary grades throughout the school year in the context of mathematics curriculum changes. In Y. Li, E. Silver & S. Li (Eds), Transforming Mathematics Instruction: Multiple approaches and practices (pp. 173-197). Dordrecht: Springer.

Oliveira, H., Canavarro, A. P., & Menezes, L. (2014). Casos multimédia na formação de professores que ensinam Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 437-472). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/praticas-profissionais-dos-professores-de-matematica