Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Didática da Matemática. Formação de professores. Conhecimento do professor de Matemática. Resolução de problemas no ensino da matemática. História do ensino da Matemática. Ensino dos números. Filosofia da Matemática.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Guimarães, H. M. (2008). Perspectivas sobre o conhecimento do professor. Diálogo Educacional, 8(25), 819-839. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Guimarães, H. M. (2003). Concepções sobre a Matemática e a actividade matemática — um estudo com matemáticos e professores do ensino básico e secundário. Colecção Teses Doutoramento. Lisboa: Associação de Professores da Matemática.

Guimarães, H. M. (2007). Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna. In J. M. Matos, & W. Valente (Org.) A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos (pp. 21-45). S. Paulo: PMMPB.

Guimarães, H. M. (2003). Algumas dicotomias no ensino e aprendizagem da Matemática. In M. Miguéns (Dir.) O ensino da Matemática: situação e perspectivas (pp. 89-100). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Guimarães, H. M. (2010). Sebastião e Silva e as perspectivas Metodológicas para o ensino da matemática em Royaumont (1959). In Menezes et al., XXI SIEM – Actas. Lisboa: Associação de Professores da Matemática.

Guimarães, H. M. (2005). A resolução de problemas no ensino da Matemática — Alguns passos do seu percurso no discurso curricular em Portugal. In L. Santos, A. P. Canavarro, & J. Brocardo (Org.) Educação e Matemática: caminhos e encruzilhadas — Actas do encontro de homenagem a Paulo Abrantes (pp. 145-166). Lisboa: Associação de Professores da Matemática.

Guimarães, H. M., & Ponte, J. (2005). Irlanda e Portugal: uma comparação de documentos curriculares. Em H. M. Guimarães et al., (Org.) CIBEM Actas (em CD). Lisboa: Associação de Professores da Matemática.

Guimarães, H. M. (2004). Matemáticos, professores de Matemática: um estudo sobre concepções. In Pires et al., (Org.), XV Seminário de Investigação em Educação Matemática — Actas (pp. 37-64). Lisboa: Associação de Professores da Matemática.

Guimarães, H. M. (2009). O novo programa de Matemática para o ensino básico: propostas e perspectivas. Educação e Matemática, 104, 3 – 7.

Ponte, J., Canavarro, A. P, Guimarães, H. M., Leal, L. C., & Matos. J. (1994). Teachers’ and students’ views and attitudes towards a new mathematics curriculum: a case study. Educational Studies in Mathematics, 26(4), 341-365.