Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Ensino e aprendizagem dos números numa perspetiva de desenvolvimento de sentido de número. Desenvolvimento do pensamento algébrico. Atividades de investigação na aula de matemática. Formação inicial e contínua do professor.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2011). Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didáctica, 3(1), 6-24.

Brocardo, J., & Serrazina, L. (2008). O sentido do número no currículo de Matemática. In J. Brocardo, L. Serrazina, & I. Rocha (Eds.), O sentido do número: Reflexões que entrecruzam prática (pp. 3-28). Lisboa: Escolar Editora.

Brocardo, J., Serrazina, L., Rocha, I., Mendes, F., Menino, H., & Ferreira, E. (2008). Um projecto centrado no sentido do número. In R. L. González, B. G. Alfonso, M. C. Machín, & L. J. B. Nieto (Eds.), Investigación en Educación Matemática XII (pp. 495-504). Badajoz: SEIEM

Brocardo, J. (2004). Analizar hipótesis, argumentar y demostrar. In J. Jiménez et al. (Eds.), La actividad matemática en el aula: homenaje a Paulo Abrantes (pp. 71-77). Barcelona: Graó

Ponte, J. P., Brocardo, J., Oliveira, H. (2006). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica.

Brocardo, J. (2002). As investigações na aula de Matemática: Um projecto curricular no 8º ano (Dissertação de Doutoramento). Lisboa: APM

Brocardo, J., & Mendes, F.(2001). Processos usados na resolução de tarefas estatísticas. Quadrante, 10(1), 33 – 58.