Docente Joana Marques

Assistente Convidada

Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Formação de Professores; Desenvolvimento Profissional de Professores; Pedagogia do Ensino Superior; Ética e Profissão Docente

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Marques, J. & Rosado-Pinto, P. (2017). Educação Doutoral: mais que um Passaporte, uma Ferramenta. Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, 24, 178-181.

Marques, J. & Rosado-Pinto, P. (2017). Formação Pedagógica de Docentes Médicos: A Experiência da NOVA Medical School / Universidade Nova de Lisboa. Acta Médica Portuguesa, 30, 190-196.

Silva-Pinto, C.; Caetano, E.; Marques, J. & Rosado-Pinto, P. (2016). Staff Development. In L. Zinner (ed), Professional in Doctoral Education – a handbook(65-78). Vienna: University of Vienna.

Marques, J. & Rosado-Pinto, P. (2012). Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior – A Experiência na Universidade Nova de Lisboa. Revista Portuguesa de Pedagogia, 46-2, 129-149.

Rosado-Pinto, P. & Marques, J. (2012). Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior: reflexão crítica sobre práticas desenvolvidas em educação médica. In A. Noutel, E. Brutten, G. Pires & I. Huet (orgs.). Ensino Superior – Saberes, Experiências, Desafios. João Pessoa: Ideia Ed.

Estrela, M. T. & Caetano, A. P. (2010). Ética profissional docente – Do pensamento dos professores à sua formação. Lisboa: EDUCA.

Estrela, M. T., Marques, J., Alves, F. C. & Feio, M. (2008). A formação ético-deontológica de professores do ensino superior. Subsídios para um debate. In M. T. Estrela & A. P. Caetano (orgs.). Formação ético-deontológica de professores do ensino superior. Subsídios para um debate. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 7, 89-100.