Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática da Matemática

Áreas de interesse

Didática da Matemática. Raciocínio matemático. Ações do professor na sala de aula. Formação de Professores de Matemática. Estudos de Aula. Metodologia de Investigação em Educação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Promover o raciocínio matemático dos alunos: Uma investigação baseada em design. Bolema, 32(62), 781-801.

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2018). Teacher’s actions to promote students’ justification. Acta Scientiae, 20(3), 487-505. doi: 10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3910

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2017). Enhancing students’ mathematical reasoning in the classroom: Teacher actions facilitating generalization and justification. Educational Studies in Mathematics, 96(2), 169-186. doi: 10.1007/s10649-017-9773-4

Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolvendo o raciocínio matemático: Generalização e justificação no estudo das inequações. Boletim GEPEM, 62, 17-31.

Ponte, J. P., Carvalho, R., Mata-Pereira, J., Quaresma, M. (2016). Investigação baseada em design para compreender e melhorar as práticas educativas. Quadrante, XXV(2), 77-98.

Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., & Henriques, A. (2012). O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior. Revista Práxis Educativa, 7(2), 355-377. doi: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0003

Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2017). Formação de professores dos primeiros anos: Articulando contextos de formação e de prática. RELIME, 20(1).

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Designing lesson studies to support teachers’ professional development. Educational Designer, 3(11).