Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Currículo e desenvolvimento curricular. Currículo e tecnologias digitais. Inovação de práticas e processos educacionais.  Desenho e organização curricular de contextos digitais de aprendizagem, formais e não formais.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Viana, J., Peralta, H., & Costa, F. (2017). Digital Non-formal Education as an Opportunity to Transform School. In G. Íllin, S. Çetin İlin, B. Silva, A. Osório & J. A. Lencastre (Ed.), Better e-learning for innovation in education(pp. 197-214). Instanbul: ÖzKaracan Matbaacılık.

Diogo, A., Silva, P., & Viana, J. (2017) [no prelo]. Children’s use of ICT, family mediation and social inequalities. Issues in Educational Research.

Viana, J., Costa, F., & Peralta, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, 3 (4), 190-231. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/318054790_APRENDIZAGENS_PESSOAIS_EM_CONTEXTOS_INFORMAIS_oportunidades_criadas_pela_Internet

Costa, F., Viana, J., Trez, T., Gonçalves, C e Cruz, E., (2017).Desenho de atividades de aprendizagem baseado no conceito de aprender com tecnologias. In M. J. Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Challenges 2017. Aprender nas nuvens(pp.407-423). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/318116313_Desenho_de_Atividades_de_Aprendizagem_baseado_no_Conceito_de_Aprender_com_Tecnologias

Viana, J., & Moura Santos, A. (2016). MOOC Técnico: desafios do desenho curricular e da produção de conteúdos multimédia. In 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES 2016 (pp. 311-319). Lisboa: Universidade de Lisboa. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/312631024_MOOC_Tecnico_desafios_do_desenho_curricular_e_da_producao_de_conteudos_multimedia

Viana, J. (2016). Prática do currículo em contextos informais online. In N. Pedro et al. (Orgs),  Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (pp. 234-245). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/312119542_PRATICA_DO_CURRICULO_EM_CONTEXTOS_INFORMAIS_ONLINE

Costa, F., Moura Santos, A., Silva, A., & Viana, J. (2015). Guiões para desenho de cursos MOOC. In MEC. Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior(pp. 327-342). Lisboa: MEC. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/282877714_Guioes_para_desenho_de_cursos_mooc

Costa, F. A., Viana, J., Cruz, E., & Pereira, C. (2015). Digital literacy of adults education needs for the full exercise of citizenship. In 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE) (pp. 92-96). Disponível em https://www.researchgate.net/publication/301914545_Digital_literacy_of_adults_education_needs_for_the_full_exercise_of_citizenship

Silva, P., Diogo, A., Coelho, C., Fernandes, C., & Viana, J. (2015). Children’s practices of ICT an social inequalities:  on the uses of the Magalhães Computer in two school communities. In S. Pereira (ed.), Digital Literacy, Technology and Social Inclusion: making sense of one-to-one computer programmes around the world(pp. 345-375). Famalicão: Edições Humus.

Costa, F., Cruz, E., Rodríguez, C., & Viana, J. (2015). As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In C. H. Rocha, D. B. Braga & R. R. Caldas (Orgs.), Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização (pp. 129-154). Campinas, Brasil: Pontes Editores.