Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Currículo e desenvolvimento curricular. Currículo e tecnologias digitais. Inovação de práticas e processos educacionais.  Desenho e organização curricular de contextos digitais de aprendizagem, formais e não formais.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Almeida, M., Viana, J., & Carvalho, L. M. (2020). Processos e sentidos da regulação transnacional da profissão docente: uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017). Currículo sem Fronteiras, 20(1), 62-84. doi:10.35786/1645-1384.v20.n1.5

Viana, J., & Peralta, H. (2020). Aprender na era digital: do currículo para todos ao currículo de cada um. Revista Portuguesa de Educação, 33(1) 137-157. doi:10.21814/rpe.18500

Ó, J. R., Almeida, M., Viana, J., Sanches, T.,& Paz, A. L. (2019). Tendências recentes da investigação internacional sobre o ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Lusófona de Educação, 45(45), 205-221. doi:10.24140/issn.1645-7250.rle45.14

Diogo, A., Silva, P. e Viana, J. (2018). Children’s use of ICT, family mediation and social inequalities. Issues in Educational Research, 28 (1), 61-76. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322931390_Children%27s_use_of_ICT_family_mediation_and_social_inequalities

Viana, J., Costa, F., & Peralta, H. (2017). Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, 3 (4), 190-231. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/318054790_APRENDIZAGENS_PESSOAIS_EM_CONTEXTOS_INFORMAIS_oportunidades_criadas_pela_Internet

Costa, F., Viana, J., Trez, T., Gonçalves, C e Cruz, E., (2017).Desenho de atividades de aprendizagem baseado no conceito de aprender com tecnologias. In M. J. Gomes, A. Osório & J. Valente (Eds.), Challenges 2017. Aprender nas nuvens(pp.407-423). Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/318116313_Desenho_de_Atividades_de_Aprendizagem_baseado_no_Conceito_de_Aprender_com_Tecnologias

Viana, J., & Moura Santos, A. (2016). MOOC Técnico: desafios do desenho curricular e da produção de conteúdos multimédia. In 3º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior – CNaPPES 2016 (pp. 311-319). Lisboa: Universidade de Lisboa. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/312631024_MOOC_Tecnico_desafios_do_desenho_curricular_e_da_producao_de_conteudos_multimedia

Costa, F., Moura Santos, A., Silva, A., & Viana, J. (2015). Guiões para desenho de cursos MOOC. In MEC. Experiências de Inovação Didática no Ensino Superior(pp. 327-342). Lisboa: MEC. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/282877714_Guioes_para_desenho_de_cursos_mooc

Costa, F. A., Viana, J., Cruz, E., & Pereira, C. (2015). Digital literacy of adults education needs for the full exercise of citizenship. In 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE) (pp. 92-96). Disponível em https://www.researchgate.net/publication/301914545_Digital_literacy_of_adults_education_needs_for_the_full_exercise_of_citizenship

Costa, F., Cruz, E., Rodríguez, C., & Viana, J. (2015). As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In C. H. Rocha, D. B. Braga & R. R. Caldas (Orgs.), Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização (pp. 129-154). Campinas, Brasil: Pontes Editores.