Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Formação Inicial de Professores; Ensino da Informática; Didática da Informática; Educação e Tecnologias Digitais; Programação de Objetos Tangíveis; Inteligência Artificial e Educação; Elearning e Formação à Distância.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Piedade, P., & Dorotea, N. (2023). Effects of Scratch-based Activities on 4th-grade Student’s Computational Thinking Skills. Informatics in Education, 22(3), 499-523. https://doi.org/10.15388/infedu.2023.19

Amado, C., Dorotea, N., Pedro, A., & Piedade, J. (2022). MOOCs Design: A Conceptual Framework for Continuous Teacher Training in Portugal. Education Sciences, 12(5), 308. doi: 10.3390/educsci12050308

Lucas, M., Dorotea, N., & Piedade, J. (2021). Contributo da formação contínua para a melhoria da competência digital de professores: resultados de um projeto piloto em Portugal. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje16(1), 84-92. http://dx.doi.org/10.1109/RITA.2021.3052654.

Piedade, J., Dorotea, N., Pedro, A., & Matos, J. F. (2020). On Teaching programming fundamentals and computational thinking with educational robotics: a didactic experience with pre-service teachers. Edu.Sci. 10(9), 214. https://doi.org/10.3390/educsci10090214

Piedade, J. (2020). Pre-service and in-service teachers’ interest, knowledge, and self-confidence in using educational robotics in learning activities. Revista Educação e Formação, 6(1), 2-24. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3345

Piedade, J., Dorotea, N., Sampaio, F. F., & Pedro, A. (2019). A Cross-analysis of Block-based and Visual Programming Apps with Computer Science Student-teachers. Edu. Sci., 9(3), 181. https://doi:10.3390/educsci903018

Pedro, A., Piedade, J, Matos, J. F., & Pedro, N. (2019). Redesigning initial teacher’s education practices with learning scenarios. International Journal of Information and Learning Technology. https://doi:10.1108/IJILT-11-2018-0131

Pedro, A., Piedade, J., & Matos, J. F. (2019). Cenários de Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Informática.Revista Lusófona de Educação, 45, 219-234. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/7002/4189

Piedade, J., & Pedro. N. (2019). Análise comparativa da utilização das tecnologias digitais por diretores escolares e professores. Revista Educação em Questão, 57(52), 1-30. https://doi:10.21680/1981-1802.2019v57n52

Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 109-133. https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6254/4863