Área e Grupo de Investigação e Ensino

Formação de Professores. Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Currículo e Inovação. Cultura Escolar e Património Educativo. Educação e Género.

Áreas de interesse

Formação de Professores. Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Currículo e Inovação. Cultura Escolar e Património Educativo.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rodrigues, F., Mogarro, M. J. (2019). Secondary student teachers’ professional identity: Theoretical underpinnings and research contributions. Educational Research Review, 28(november). doi:10.1016/j.edurev.2019.100286

Mogarro, M. J. (2018). O modelo pedagógico da Escola Oficina nº 1: corpo, regras e práticas no quotidiano de uma instituição alternativa. Cadernos CEDES, Campinas, 38(104), 63-74.

Mogarro, M. J. (2018). Ensino de conteúdos escolares: os currículos como fatores estruturantes. In F. H. Veiga (Coord.), Oensino na escola de hoje: Teoria, investigação e aplicação (pp. 473-502). Lisboa: Climepsi Editores.

Mogarro, M. J. (2017). Catolicismo, autoritarismo e Escola Nova: a pedagogia portuguesa durante o Estado Novo. In E. A. Orlando (Org.), Histórias da Educação Católica no Brasil e em Portugal (pp. 69-100). Curitiba: Appris Editora.

Vaz, M. M., Pintassilgo, J., Mogarro, M. J., Loureiro, L., & Paccetti, V. (2017). Instituto de Odivelas – 115 anos a formar e a educar. Lisboa: Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas.

Rodrigues, F., & Mogarro, M. J. (2017). Analysing European Initial Teacher Education Curricula Using a Multiple Case Study Approach. SAGE Research Methods Cases. Disponível em https://1drv.ms/b/s!AgI7wJ5u4aGzjTZUkH25XM_-gJeM

Mogarro, M. J. (2017). Uma mulher no seu tempo: ciência, arte e educação num percurso de vida / A woman in her time: science, art and education in a life path.Educar em Revista, 33(65), 119-134.

Mogarro, M. J. (2015). Os testemunhos orais na investigação histórico-educativa. In L. A. M. Alves & J. Pintassilgo, História da Educação: Fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa: Balanço da investigação portuguesa (2005-2014) (pp. 149-173). Porto: CITCEM/HISTEDUP/IEUL.

Mogarro, M. J. (Coord.) (2013). Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri.

Mogarro, M. J., & Martinez, S. A. (2009). Unprotected girls and teacher training in Portugal in the second half of the 19th century. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, 45(1-2), 179-190.