Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Formação de Professores. Supervisão e Orientação da Prática Profissional. Currículo e Inovação. Cultura Escolar e Património Educativo.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Mogarro, M. J. (Coord.) (2015). Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas. Lisboa: Colibri.

Mogarro, M. J., & Rodrigues, F. (2015). A formação de professores em Portugal e na Suécia: no contexto da construção de um espaço europeu de ensino superior. In A. S. Loss, A. P. Caetano, & J. P. Ponte (Orgs.), Formação de professores no Brasil e em Portugal: pesquisas, debates e práticas (pp. 131-158). Curitiba: Appris.

Mogarro, M. J. (2015). Formação de professores em Portugal (1970-1990). In T. González Pérez (ed.), Templos del saber. Discursos políticos y utopías educativas (pp. 165-192). La Laguna: Mercurio Editorial.

Rodrigues, F., & Mogarro, M. J. (2015). Initial teacher education: a comparative study of two European higher education institutions. In Proceedings of ATEE Annual Conference 2014 – Transitions in teacher education and professional identities. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Mogarro, M. J. (2015). Des objets qui racontent des histoires: le patrimoine educatif dans l’internationalisation des theories et des pratiques pedagogiques. La Rivista 2, 149-159. Disponível em: http://etudesitaliennes.hypotheses.org

Pintassilgo, J., & Mogarro, M. J. (2015). Das Escolas Normais às Escolas do Magistério Primário: percurso histórico das escolas de formação de professores do ensino primário / De las Escuelas Normales a las Escuelas de Magisterio Primario: trayectoria histórica de las escuelas de formación del profesorado primário / From Normal Schools to Primary Teaching Schools: historic journey of primary teachers’ training schools. Historia y Memoria de la Educación, 1(1), 203-238.

Mogarro, M. J. (2014). Formação de professores em tempo de revolução. In J. Pintassilgo (Org.), O 25 de Abril e a Educação (pp. 109-128). Lisboa: Colibri.

Martins, M. J. D., & Mogarro, M. J. (2014). Citoyenneté et Éducation Interculturelle. In O. Meunier (Coord.), Cultures, éducation, identité: recompositions socioculturelles, transculturalité et interculturalité (pp. 371-380). Arras: Artois Presses Université.

Pintassilgo, J., & Mogarro, M. J. (2012). A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exemplo da história da formação de professores / The portuguese historiografy of education: balance and reflexions from the example of teacher education history. Educação, Porto Alegre, 35(1), 28-41.

Mogarro, M. J., & Martinez, S. A. (2009). Unprotected girls and teacher training in Portugal in the second half of the 19th century. Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education, 45(1-2), 179-190.