Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Exclusão social e escolar. Inserção Profissional. Formação de jovens e adultos pouco escolarizados.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Rummert, S. M., & Alves, N. (2010). Jovens e trabalhadores pouco escolarizados no Brasil e em Portugal: alvos da mesma lógica de conformidade. Revista Brasileira de Educação, 15(45), 511-528.

Alves, N. (2010). Contributos para a delimitação do fim dos processos de inserção profissional. In A. P. Marques, & M. G. Alves (Orgs.), Inserção Profissional de graduados em Portugal. (Re)configurações teóricas e empíricas (pp. 175-194). V. N. de Famalicão: Húmus.

Alves, N. (2010). Práticas de recrutamento sectorial e empresarial e inserção profissional: um estudo de caso. Sociedade e Trabalho, 40, 47-63.

Alves, N. (2009). Inserção Profissional e Formas Identitárias. Lisboa: Educa/UI&DCE.

Alves, N. (2009). Jovens pouco qualificados e políticas activas de emprego. In S. Rummert, R. Canário, & G. Frigotto, Políticas de Formação de jovens e Adultos no Brasil e em Portugal (pp. 129-150). Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense.

Alves, N. (2009). Por que está a escola incumbida de promover a inclusão e a empregabilidade?. In R. Canário, & S. Rummert (Orgs.), Mundos do Trabalho e Aprendizagem (pp. 45-60). Lisboa: Educa.

Alves, Natália (2008). Políticas de educação/formação de jovens: tensões e contradições. Perspectiva, Revista da Universidade Federal de Santa Catarina, 26(1), 209-230.

Alves, N. (2008). Juventudes e Inserção Profissional. Lisboa: Educa/UI&DCE.

Alves, N. (2007). E se a melhoria da empregabilidade dos jovens escondesse novas formas de desigualdade social? Sísifo, Revista de Ciências da Educação, 2, 59-68. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=9&p=59

Alves, N. (2006). Socialização escolar e profissional dos jovens: Projectos, estratégias e representações. Cadernos Sísifo, 1. Lisboa: Educa/UI&DCE.