Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Currículo e Formação de Professores

Áreas de interesse

Educação ao longo da vida / Ensino Superior / Educação e emprego / Sociologia da Educação

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Martins, A., Alves, M. G. (2019). Conflitos em escolas públicas em Portugal: análise de um programa de governo.Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 27(102), 9-23.

Alves, M. G., Gomes, E. X., Domingos, A., Matos, J.M. (eds.) (2018). Investigação, Educação e Desenvolvimento – revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio. Lisboa: edições Colibri.

Silva, C., Alves, M. G. (2018). As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 48, (167), 280-308.

Alves, M. G. (2017). Graduate’s learning across educational and professional settings: outlining an approach. In M. Tomlinson and L. Holmes (Editors), Graduate Employability in Context: Theory, Research and Debate (pp. 171-194). London: Palgrave Macmillan.

Torres, L. L., Alves, M. G., Dionísio, B. (2017). Enseigner, chercher, intervenir: explorer les horizons possibles de la sociologie de l’éducation au Portugal. Éducation & Sociétés – Revue Internationale de Sociologie de l’Éducation, 40(2), 185-202.

Alves, M. G. (2016). O regresso de licenciados ao ensino superior: entre a inserção profissional e a educação ao longo da vida. Revista Brasileira de Educação, 21 (64), 101-120.

Alves, M. G. (2016). Viver na escola: indisciplina, violência e bullying como desafio educacional. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 594-613.

Alves, M. G. (2015). O emprego de diplomados e a regulação do ensino superior português: tendências evolutivas e paradoxos atuais. In M. L. Rodrigues e M. Heitor (orgs.),  40 Anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior (pp. 883-898). Coimbra: edições Almedina.

Alves, M. G. (2014). As dimensões formal, não-formal e informal em educação: visibilidade, relevância e reinvenção na pesquisa e ação educativas. Revista Mediações (Escola Superior de Educação de Setúbal), 2 (2), 115-132.

Gonçalves, T., Azevedo, N., Alves, M. G. (eds.), (2013). Educational Theory Informing Educational Research: Scenarios and Lines of Flight. Caparica: edições UIED.