Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Pedagogia do Ensino Superior; Avaliação; Desenvolvimento Profissional e Organizacional

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Almeida, M. (2018). Professional Development and Profiles of Pedagogical Guidance in Teaching in Higher Education. Sisyphus, 6 (3), 53-75.

Almeida, M. (2015). Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior: O Caso da Formação inicial de Professores. In A. Loss.; A.P. Caetano, A.P. & J.P. Ponte (Org.), Formação de Professores no Brasil e em Portugal. Pesquisas, Debates e Práticas (pp.77-104). Curitiba: Appris.

Almeida, M. (2014). Trajetórias no Desenvolvimento Profissional Docente no Ensino Superior: Fatores Condicionantes. Revista Portuguesa de Pedagogia, 48 (2), 61-85.

Almeida, M., Costa, E. & Pinho, A. S. (2016). O Dispositivo De Avaliação do Projeto- Piloto Ensino Bilingue Precoce no 1º ciclo em Portugal. In M. A. Cohen (Org.), O supervisor como líder de comunidades inclusivas aprendentes. Ramada: Edições Pedago.

Almeida, M., Costa, E., Pinho, A. & Pipa, J. (2018). Atuar na indução de Professores : que implicações para os diretores escolares portugueses? Revista Portuguesa de Educação (no prelo).

Costa, E. & Almeida, M. (2016). Formação-ação e autoavaliação de escolas: um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, (47), 73-93.

Costa, E., Almeida, A. & Pinho, A. S. (2016). Papéis do Gestor Escolar, Liderança Pedagógica e Desafios Organizacionais na Implementação do Projeto-Piloto de Ensino Bilingue Precoce no 1º CEB em Portugal. In M. A. Cohen (Org.), O supervisor como líder de comunidades inclusivas aprendentes. Ramada: Edições Pedago.

Mendes, F. & Almeida, M. (2016). Olhares sobre os Coordenadores TEIP: Papéis e Lógicas de Ação. In M. A. Cohen (Org.), O supervisor como líder de comunidades inclusivas aprendentes. Ramada: Edições Pedago.