Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Regulação das políticas da profissão docente; liderança e gestão; avaliação organizacional; avaliação de programas; desenvolvimento profissional e organizacional; pedagogia do ensino superior.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Almeida, M. (2020). Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspetivas de docentes. Revista Brasileira de Educação, 25.

Almeida. M., & Costa, E. (2020). A arquitetura de uma política transnacional de Ensino Superior para a Europa: o Processo de Bolonha. TMQ – Techniques, Methodologies and Quality,Número Especial – Processo de Bolonha, 17-38.

Almeida, M., Costa, E., Pinho, A. S., & Pipa, J. (2018). Atuar na indução de professores: Que implicações para os diretores escolares portugueses?. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 196-214.

Almeida. M., Viana, J., & Carvalho, L. M. (2020). Processos e Sentidos da Regulação Transnacional da Profissão Docente: uma Análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017).Currículo Sem Fronteiras, 20(1), 62-84.

Costa, E., Almeida, M. Pinho, A. S., & Pipa, J. (2019). School Leaders’ needs regarding beginning teachers’ induction in Belgium, Finland and Portugal. Eurasian Journal of Educational Research, 81, 57-78. https://www.ejer.com.tr/en/archives/2019-issue-81/school-leaders-insights-regarding-beginning-teachers-induction-in-belgium-finland-and-portugal.

Costa, E., Almeida, M., & Pinho, A. S. (2017). Papéis do gestor escolar, liderança pedagógica e desafios organizacionais na implementação do projeto-piloto de ensino bilingue precoce no 1º CEB, In M. Anjos Cohen (Org.), Supervisão, Liderança e Inclusão (pp. 267-275). Ramada: Edições Pedago.

Ó, J. R., Almeida, M. Viana, J., Sanches, T., & Paz, A. (2019). Tendências recentes da investigação internacional sobre ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Lusófona de Educação, 45(45) 205-221.