Grupo de Investigação

Políticas de Educação e Formação

Áreas de interesse

Regulação das políticas da profissão docente; liderança e gestão; avaliação organizacional; avaliação de programas; desenvolvimento profissional e organizacional; pedagogia do ensino superior.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Almeida, M., Viana, J., & Alves, M. (2022). Exploring teaching conceptions and practices: a qualitative research with academics in Portugal. Studia Paedagogica, 27(2), 35-53.

Carvalho, L.M., Costa, E., & Almeida, M. (2021). Recontextualization of improvement-oriented policies in Portugal: The case of the pilot project for pedagogical innovation (2016-2019). International Journal of Educational Research, 110.

Almeida, M. (2021). Fatores mediadores no processo de desenvolvimento profissional de docentes do ensino superior. Educação e Pesquisa, 47, 1-20.

Costa, E., & Almeida, M. (2020) (coord.).Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulaçãohttp://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/autonomia-e-autoavaliacao-da-escola-analise-de-processos-de-regulacao

Almeida. M., Viana, J., & Carvalho, L. M. (2020). Processos e Sentidos da Regulação Transnacional da Profissão Docente: uma Análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017). Currículo Sem Fronteiras, 20(1), 62-84.

Almeida. M., & Costa, E. (2020). A arquitetura de uma política transnacional de Ensino Superior para a Europa: o Processo de Bolonha. TMQ – Techniques, Methodologies and Quality,Número Especial – Processo de Bolonha, 17-38.

Almeida, M. (2020). Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspetivas de docentes. Revista Brasileira de Educação, 25.

Ó, J. R., Almeida, M. Viana, J., Sanches, T., & Paz, A. (2019). Tendências recentes da investigação internacional sobre ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Lusófona de Educação, 45(45) 205-221.

Costa, E., Almeida, M. Pinho, A. S., & Pipa, J. (2019). School Leaders’ needs regarding beginning teachers’ induction in Belgium, Finland and Portugal. Eurasian Journal of Educational Research, 81, 57-78. https://ejer.com.tr/school-leaders-insights-regarding-beginning-teachers-induction-in-belgium-finland-and-portugal/

Almeida, M., Costa, E., Pinho, A. S., & Pipa, J. (2018). Atuar na indução de professores: Que implicações para os diretores escolares portugueses?. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 196-214.