Área e Grupo de Investigação e Ensino

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia / Educação, Tecnologia e Sociedade

Áreas de interesse

Avaliação formativa digital online. Tecnologias digitais em contexto educativo. Robótica educativa e programação no ensino básico. Formação de Professores.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Dorotea, N., & Pedro, N. (2015). Provas digitais online na avaliação formativa: exploração das práticas e conceções dos professores. Atas da IX Conferência Internacional TIC na Educação: Challenges. Braga.

Dorotea, N., & Pedro, N. (2014). Online digital tests in formative assessment: Exploring beneficts and pitfalls through students and teachers perpective. SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology and Healthcare, Education, SGEM2014 Conference Proceedings, 3 (pp. 617-624). Disponível em: http://sgemsocial.org/ssgemlib/spip.php?article496&lang=en

Matos, J., Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., & Dorotea, N. (2014). Escola Ciência Viva – Relatório de Avaliação 2013/2014 – Perspetivas e Recomendações para 2014/2015. Disponível em: http://escola.cienciaviva.pt/img/upload/RelatorioAvalia%C3%A7%C3%A3o_IE_2013_2014.pdf

Matos, J., Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., & Dorotea, N. (2014) Guidelines para o desenvolvimento de atividades em espaços interativos de ciência. III Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2014 (pp. 582-587). Disponível em: http://ticeduca2014.ie.ul.pt/downloads/ AtasDigitais/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf

Pedro, A., Patrocínio, P., Piedade, J., Matos, J., & Dorotea, N. (2014). Guidelines for technology-enhanced learning activities in a live science school setting. SGEM2014 Conference on Psychology and Psychiatry, Sociology and Healthcare, Education, SGEM2014 Conference Proceedings, 3 (pp. 1063-1070). Disponível em: http://sgemsocial.org/ssgemlib/spip.php?article659&lang=en

Dorotea, N. (2013). Avaliação online das aprendizagens com propósitos formativos: nota positiva? (Dissertação de Mestrado não publicada). Universidade de Lisboa. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/10319

Oliveira, C., Franco, G., Dorotea, N., Moita, P., Carvalho, S., Pedro, N., & Lemos, S. (2012). Aprendizagem em ambientes LMS – Estudo comparativo entre o grau de satisfação de alunos de ensino presencial e alunos de ensino online. II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA2012. Disponível em: http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/328.pdf