Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Linguística, Didática L1 –L2, Escrita, Texto, Literacia, Formação de Professores.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Vale, A. P., & Sousa. O. (2019). A análise dos erros ortográficos como instrumento para compreender o desenvolvimento e apoiar o ensino da escrita. In R. de Almeida Sargiani (Ed.), Como as crianças aprendem a ler e escrever e como ensiná-las eficazmente: um guia teórico-prático baseado em evidências científicas (pp. 52-69). Porto Alegre: ArtMed/Penso.

Costa-Pereira, T., Faria, C., & Sousa, O. (2019). A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio. Acta Scientiarum – Language and Culture, 41(1), 1-12.

Fernandes, I., Barroso, I., Ferreira, A., Branco, M., Ladeiras, A., Veloso,…Fuertes, M. (2018). Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em atividade conjunta com os seus filhos de idade pré-escolar. Análise Psicológica, 3(XXXVI), 295-310. doi:10.14417/ap.1240

Fuertes M., Sousa, O., Łockiewicz, M., Nunes, C., & Lino, D. (2018). How different are parents and educators? A comparative study of interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity. PLoS ONE 13(11), 1-15.

Sousa, O., & Costa-Pereira, T. (2018). Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas. Acta Scientiarum – Language and Culture, 40(2), 1-12.

Fuertes, M., Castro, S., Faria, A., Alves, M., Osório, T., & Sousa, O. (2017). Interação e comunicação dos pais com crianças de 15 meses. Psicologia USP, 28(3), 346-357.

Castelo, A., & Sousa, O. (2017). Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior – a acentuação gráfica. Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais, 7(3), 84-107.

Sousa, O., Costa, J. A. E., Nadeau, M. (2015). Ortografía y desarrollo de la reflexión metalingüística en alumnos portugueses en primaria.Cultura & Educación, 27(4), 868-878.

Sousa, O. (2015). Textos e Contextos – Leitura, escrita e cultura letrada. Lisboa: MediaXXI.

Sousa, O. C. (2007). Tempo e Aspecto: o Imperfeito num corpus de aquisição. Lisboa: Colibri/IPL.