Área e Grupo de Investigação e Ensino

Políticas de Educação e Formação / Política e Administração Educacional

Áreas de interesse

Economia da educação. Financiamento da educação e da formação. Formação de professores. Desenvolvimento profissional docente. Didática da Economia. Gestão. Contabilidade de Gestão.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Mucharreira, P. R., Cabrito, B., & Capucha, L. (2019). Net costs of class-size reduction: the portuguese case. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 164-181.

Mucharreira, P. R., Cabrito, B., & Capucha, L. (2019). Impactos financeiros de uma política de redução do número de alunos por turma: o caso Português. Educação (UFSM), 44(1), 1-20.

Mucharreira, P. R., Cabrito, B. G., & Capucha, L. (2019). Financial impacts of class-size reduction in portuguese educational system. In L. Gómez Chova, A. López Martínez & I. Candel Torres (Eds.), INTED 2019 Proceedings – Exploring New Frontiers in Education (pp. 3425-3432). Valencia, Spain: IATED Academy.

Cabrito, B. G., Cerdeira, L., Machado, M. L., Patrocínio, T., & Mucharreira, P. R. (2019). Higher Education In Portugal between 1995-2015 and possible futures. In L. Gómez Chova, A. López Martínez & I. Candel Torres (Eds.), INTED 2019 Proceedings – Exploring New Frontiers in Education (pp. 9906-9911). Valencia, Spain: IATED Academy.

Mucharreira, P. R. (2018). Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso. Práxis Educacional, 14(27), 13-28.

Mucharreira, P. R. (2018). Formação contínua centrada na escola e currículo do mar – o caso de uma escola inaciana. Educar em Revista, 34(72), 285–302.

Mucharreira, P. R., Cabrito, B., & Cerdeira, L. (2018). A formação docente em Portugal: o papel das instituições do ensino superior na formação dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário. In B. Cabrito, J. Macedo & L. Cerdeira (Orgs.), Ensino Superior no Brasil e em Portugal – atualidades, questões e inquietações (pp. 207-226). Lisboa: EDUCA.

Antunes, M. G., Mucharreira, P. R., Justino, M. R., & Quirós, J. T. (2018). The Role of TQM, Innovation and Internationalization Strategies on the Financial Sustainability of Higher Education Institutions (HEIS). In L. Gómez Chova, A. López Martínez & I. Candel Torres (Eds.),  ICERI 2018 Proceedings – Meeting the Challenges of 21st Century Learning(pp. 9778-9787). Seville, Spain: IATED Academy.

Mucharreira, P. R. (2017). O papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente – um estudo de caso (Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa). Disponível em http://hdl.handle.net/10451/28886

Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos na motivação para a aprendizagem: O caso do ensino da Economia. In F. H. Veiga (Ed.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Motivação para o Desempenho Académico(pp. 152-166). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/28640