Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional de professores. Discussão de questões controversas como metodologia educativa. Capacitação de professores e alunos para uma cidadania ativa sobre problemas socais e ambientais. Integração de ferramentas da Web2.0 na educação em ciências.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Marques, A. R., & Reis, P. (2017) Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 14(1), 215-226. Disponível em http://hdl.handle.net/10498/18857

Apotheker, J., Blonder, R., Akaygun, S., Reis, P., Kampschulte, L., & Laherto, A. (2017). Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible. Pure and Applied Chemistry, 89(2), pp. 211-219. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/26586

Reis, P. (2014). Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teacher’s perspectives. In S. Alsop, & L. Bencze (Eds.), Activism in science and technology education. London: Springer. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/11301&bitstream-id=39080

Reis, P. (2014). Acción socio-política sobre cuestiones socio-científicas: reconstruyendo la formación docente y el currículo. Uni-Pluri/versidad, 14(2), 16-26. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip

Albe, V., Barrué, C, Bencze, L., Byhring, A. K., Carter, L., Grace, M., Knain, E., Kolsto, D., Reis, P., & Sperling, E. (2014). Teachers’ beliefs, classroom practices and professional development towards sócio-scientific issues. In C. Bruguière, A. Tiberghien, & P. Clément (Eds.), Topics and trends in current science education (pp 55-70). London: Springer. Disponível em:  http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/11302&bitstream-id=39078

Reis, P. (2013). Factors of success regarding classroom discussions of SSI: a cross-case study. Les Dossiers des Sciences de l’Éducation, 29, 67-80. (http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/9576&bitstream-id=34289)

Reis, P. (2013). Da discussão à ação sócio-política sobre controversias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10. Disponível em: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1028/498)

Freire, S., Faria, C., Galvão, C., & Reis, P. (2013). New curricular material for science classes: how do students evaluate it? Research in Science Education, 43, 163-178. Disponível em: http://pt.scribd.com/PedroRochaReis1

Reis, P., Gonçalves, T., & Mesquita, L. (2012). A avaliação do período probatório de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores. Revista Ensaio – revista de políticas educativas e avaliação, 20(76), 525-546. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n76/06.pdf

Reis, P., & Climent, N. (2012). Narrativas de professores: reflexiones en torno al desarrollo personal y profesional. Huelva: Universidad Internacional de Andalucia. Disponível em: http://dspace.unia.es/handle/10334/2419