Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional de professores. Discussão de questões controversas como metodologia educativa. Capacitação de professores e alunos para uma cidadania ativa sobre problemas sociais e ambientais. Integração de ferramentas da Web2.0 na educação em ciências.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Reis, P. (2020). Environmental Citizenship & Youth Activism. In A. Ch. Hadjichambis, P. Reis, D. Paraskeva-Hadjichambi, J. Čincera, J. Boeve-de Pauw, N. Gericke & M.-C. Knippels (Eds.), Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education.Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. Recuperado de https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1_9.pdf

Hadjichambis, A. Ch., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., Čincera, J., Boeve-de Pauw, J., Gericke, N., & Knippels, M.-C. (Eds.) (2020). Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. Recuperado de https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1.pdf

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019) La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. Recuperado de https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/4194/5152

Watanabe, G., & Reis, P. (2019). Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, 24, 472-496. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37158/1/Controv%C3%A9rsias%20s%C3%B3cio-cient%C3%ADficas%20e%20rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20poder.pdf

Linhares, E., & Reis, P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Críticas, 24, 304-325. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37156/1/Capacita%C3%A7%C3%A3o%20de%20Futuros%20Professores%20para%20a%20A%C3%A7%C3%A3o%20Sociopol%C3%ADtica%20atrav%C3%A9s%20de%20Exposi%C3%A7%C3%B5es%20Interativas.pdf

Reis, P. & Tinoca, L. (2018). A avaliação do impacto do projeto “We Act” nas percepções dos alunos acerca das suas competências de ação sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 214-231. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8435

Baptista, M., Reis, P., de Andrade, V. (2018). Let’s save the bees! An environmental activism initiative in elementary school. Visions for Sustainability, 9, 41-48. Recuperado de www.ojs.unito.it/index.php/visions/article/download/2772/2640

Linhares, E. & Reis, P. (2018). Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 86-103. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/ view/5243

Marques, A. R., & Reis, P. (2017) Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 14(1), 215-226. Recuperado de http://hdl.handle.net/10498/18857

Apotheker, J., Blonder, R., Akaygun, S., Reis, P., Kampschulte, L., & Laherto, A. (2017). Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible. Pure and Applied Chemistry, 89(2), pp. 211-219. Recuperado de http://hdl.handle.net/10451/26586