Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional de professores. Discussão de questões controversas como metodologia educativa. Capacitação de professores e alunos para uma cidadania ativa sobre problemas socais e ambientais. Integração de ferramentas da Web2.0 na educação em ciências.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019) La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. Recuperado de https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/4194/5152

Reis, P. & Tinoca, L. (2018). A avaliação do impacto do projeto “We Act” nas percepções dos alunos acerca das suas competências de ação sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 214-231. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8435

Baptista, M., Reis, P., de Andrade, V. (2018). Let’s save the bees! An environmental activism initiative in elementary school. Visions for Sustainability, 9, 41-48. Recuperado de
www.ojs.unito.it/index.php/visions/article/download/2772/2640

Linhares, E. & Reis, P. (2018). Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 86-103. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/ view/5243

Oliveira, M., Reis, P. & Tinoca, L. (2018). A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9.º ano. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(99), 257-277. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500969

Marques, A. R., & Reis, P. (2017) Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias 14(1), 215-226. Recuperado de http://hdl.handle.net/10498/18857

Apotheker, J., Blonder, R., Akaygun, S., Reis, P., Kampschulte, L., & Laherto, A. (2017). Responsible Research and Innovation in secondary school science classrooms: experiences from the project Irresistible. Pure and Applied Chemistry, 89(2), pp. 211-219. Recuperado de http://hdl.handle.net/10451/26586

Reis, P. (2014). Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teacher’s perspectives. In S. Alsop, & L. Bencze (Eds.), Activism in science and technology education. London: Springer. Recuperado de http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/11301&bitstream-id=39080

Reis, P. (2014). Acción socio-política sobre cuestiones socio-científicas: reconstruyendo la formación docente y el currículo. Uni-Pluri/versidad, 14(2), 16-26. Recuperado de http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip

Albe, V., Barrué, C, Bencze, L., Byhring, A. K., Carter, L., Grace, M., Knain, E., Kolsto, D., Reis, P., & Sperling, E. (2014). Teachers’ beliefs, classroom practices and professional development towards sócio-scientific issues. In C. Bruguière, A. Tiberghien, & P. Clément (Eds.), Topics and trends in current science education (pp 55-70). London: Springer. Recuperado de  http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/11302&bitstream-id=39078