Área e Grupo de Investigação e Ensino

Didática / Didática das Ciências

Áreas de interesse

Desenvolvimento profissional. Formação de Professores. Didática das Ciências. Didática da Física e da Química.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96. doi:10.1108/IJLLS-11-2018-0081

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019). La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. doi:10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1502

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2018). O contributo do estudo de aula na formação inicial de professores de física e química para o uso de múltiplas representações no ensino da física. Indagatio Didactica, 10(4), 21-30. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/36477

Conceição, T., Baptista, M., & Freire, A.S. (2017). Investigação na própria prática como promotora do desenvolvimento profissional de uma professora de física e química. In M. A. Cohen (Ed.), Supervisão, Liderança e Inclusão. Ramada: Edições Pedago, Lda.

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J.P. (2016). Aprendizagens profissionais de futuros professores de física e química num estudo de aula. Indagatio Didactica, 8(1), 468–485.

Conceição, T., & Baptista, M. (2015). A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais. Revista Interacções, 11(39), 680-692.