projeto-escolas-digitais

Escol@s Digitais

escolas-digitais

Escol@s Digitais

Investigador responsável

Fernando Albuquerque Costa

Equipa

Carolina Pereira

Elisabete Cruz

Elsa Marcelino

Emily Sousa (Bolseira de investigação, estudante do mestrado em Inovação em Educação)

Hélia Oliveira

Leonor Luís (Bolseira de investigação, estudante do mestrado em Educação e Formação)

Rita Brito

Sandra Fradão

Sara Almeida (Bolseira de investigação, estudante do mestrado em Educação e Formação)

Equipa local

Técnicos de Educação da Câmara Municipal da Amadora, Responsáveis dos Agrupamentos e do Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora

Resumo

O Projeto Escol@s Digitais, inserido na linha de investigação Educação XXI, tem como finalidade estimular a integração de tecnologias digitais no currículo escolar. Inclui uma dimensão de estudo relacionada com o reconhecimento, monitorização e avaliação das competências digitais dos alunos das escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública municipal da Amadora e uma dimensão que compreende a análise da evolução e do seu impacto na dinâmica escolar, quer ao nível das aprendizagens, quer ao nível da motivação e do sucesso escolar. Estas dimensões serão implementadas tendo como base três eixos integrados: 1. Observatório Amadora Digital; 2. Certificação Digital; e 3. Aprender com Tecnologias.

O projeto dá continuidade ao Projeto Amadora Aprender Digital, que decorreu entre 2016 e 2019 e que envolveu de forma ativa e crítica os professores do 1.º CEB do município da Amadora na procura das melhores soluções para a mobilização de recursos tecnológicos potencialmente inovadores, incluindo o uso de computadores, quadros interativos, tabletes, etc.

Período de desenvolvimento

2021 – 2024

Fonte de financiamento

Câmara Municipal da Amadora

Produtos

Artigos científicos e trabalhos académicos

Costa, F., Cruz, E., Sousa, E. & Pereira, C. (2022). O desafio da transformação digital nas escolas: dimensões e indicadores de análise. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). A educação e os desafios da sociedade contemporânea – contributos da investigação. Atas do XXIX Colóquio AFIRSE. Lisboa: AFIRSE Portugal. 154-166.

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R. & Costa, F. (2022). O que pensam os professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a digitalização na escola? New Trends in Qualitative Research, 12, e608. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R. & Costa, F. (2023). Práticas de recontextualização das Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Contributos do Projeto Escol@s Digitais. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). Espaços educativos – Políticas, práticas, atores e aprendizagens. Atas do XXX Colóquio AFIRSE 2023. Lisboa: AFIRSE Portugal.

Sousa, E., Cruz, E. & Costa, F. (2022). Competências digitais dos alunos em contexto escolar: o que diz a investigação? In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). A educação e os desafios da sociedade contemporânea – contributos da investigação. Atas do XXIX Colóquio AFIRSE. Lisboa: AFIRSE Portugal. 677-691.

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2022). Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica. New Trends in Qualitative Research, 12, e608. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608

Sousa, E. (2023). Um Dispositivo para o Desenvolvimento e a Avaliação de Competências Digitais de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Tese de Mestrado em Educação, Instituto de Educação – Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/57415

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2023). Um percurso metodológico para a construção de um Dispositivo de apoio ao desenvolvimento e avaliação de competências digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). [no prelo]

Relatórios e produtos de caráter pedagógico

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., Pereira, C.,  Brito, R., & Sousa (2021). Relatório Inicial de Diagnóstico. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://www.researchgate.net/publication/354810880_Relatorio_Inicial_de_Diagnostico_Periodo_do_Projeto_Escols_Digitais_marco_a_julho_de_2021

Cruz, E., Costa, F., Grilo, A., Cardoso, A., Bento, A., Duarte, C., Rodrigues, C., Marcelino, E., Sousa, E., Soares, I., Pires, M., Ferreira, M., Abreu, M.L., Gonçalves, M., Pereira, N., Balula, R., Gomes, S., Lisboa, S., & Peres, V. (2022). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB. Projeto Escol@s Digitais. http://escolasdigitais.ie.ulisboa.pt/produtos/referencial-1-ociclo/

Cruz, E., Costa, F. & Sousa, E. (2022) Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: 10.13140/RG.2.2.17309.18403

Newsletters

Costa, F. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2022). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 1 de implementação (2021-22). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: 10.13140/RG.2.2.18966.63043

Costa, F. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2022). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (1.º trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. DOI: 10.13140/RG.2.2.27639.70561

Costa, F. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2023). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (2.º trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/cc005f908e.html

Start typing and press Enter to search