Podem candidatar-se aos cursos de Doutoramento, Mestrado e Cursos Pós-Graduados de Especialização pessoas de nacionalidade portuguesa, de outros países da União Europeia e estudantes internacionais oriundos de outros países.

Os cursos de Mestrado em Educação e Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira ao abrigo da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, conforme tabela atualizada a 13 de abril de 2016, disponível na página da Internet da DGAE: http://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=1037 (páginas 73 a 75).

A candidatura é feita on-line. Os documentos necessários (em formato digital) estão indicados na informação específica sobre cada curso. Pode iniciar a candidatura, interromper e voltar mais tarde para a completar, introduzindo a informação ou documentos em falta.

Os candidatos à Licenciatura em Educação e Formação  deverão consultar informação detalhada sobre o Concurso Nacional de Acesso em http://www.dges.gov.pt/pt. Estas candidaturas decorrem entre 19 de julho e 8 de agosto de 2017.

Submissão da candidatura

1. Criação de conta

Alunos do Instituto de Educação devem iniciar a sessão de candidatura com as credenciais campus, no seguinte endereço: https://fenix.ie.ulisboa.pt/login. Após a autenticação, deverá selecionar “Candidato” para iniciar o processo de candidatura.

Se precisar de recuperar credenciais campus selecione AQUI

Novos alunos/candidatos do Instituto de Educação devem criar uma conta no seguinte endereço: https://fenix.ie.ulisboa.pt/accountCreation. Após a obtenção das credenciais da nova conta campus deverá selecionar “Candidato” para iniciar o processo de candidatura.

Se tiver dificuldade em recuperar a password ou criar a conta campus, deverá contactar suporteIE@ie.ulisboa.pt, solicitando apoio para as credenciais e identificando a dificuldade, indicando o nome completo e o número do seu documento de identificação.

2. Documentos a apresentar

Deverá preparar, em formato digital, para incluir no seu processo de candidatura os seguintes documentos:

  • Curriculum vitae, redigido de forma sintética e organizado, adequada ao ciclo e área de especialidade ou especialização a que se candidata;
  • Carta de motivação (consultar o limite de caracteres no folheto do ciclo a que se candidata);
  • Fotocópia do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte ou do cartão de cidadão;
  • Documento comprovativo das habilitações exigidas.

 

O processo de candidatura é submetido on-line e está sujeito ao pagamento de uma taxa de candidatura no valor de 60€ (por referência multibanco).

3. Escolha do curso a que se candidata

Deverá escolher o ciclo e a(s) área(s) de especialidade/especialização de seu interesse. Para iniciar a sua candidatura deve selecionar “criar“.

Preencher todos os campos solicitados relativos a esta fase.

4. Preenchimento completo de todos os campos

Deverá preencher todos os campos solicitados:

  • Curso
  • Especialidade
  • Dados pessoais
  • Habilitações
  • Documentos (upload dos documentos digitais)

Se faltar informação em qualquer um destes campos aparecerá a imagem 

5. Anexar documentos digitais

Anexar os documentos preparados em 2. ao processo de candidatura.

6. Submissão da candidatura

Após o preenchimento de todos os campos e upload dos documentos reunidos deverá submeter a candidatura.

Após este passo irá receber instruções relativas ao pagamento: código multibanco ou cartão de crédito.

6. Conclusão da candidatura

Pagamento da taxa de inscrição através de cartão de crédito ou do código multibanco emitido, indicado na fase de submissão final.

A sua candidatura só está concluída e será considerada válida após a confirmação deste pagamento.

Candidaturas online