Coordenação Científica

Professora Doutora Guilhermina Miranda

Apresentação e objetivos do curso

O Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Intercultural é destinado a estudantes da República da Guiné-Bissau, tendo em atenção a dimensão das diferenças culturais existentes entre Portugal e este país africano. Por isso, o plano de estudos é composto por unidades curriculares que visam compreender e responder a estas diferenças e por unidades curriculares que são património da cultura científica e pedagógica universal

O curso é da total responsabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a integração na leccionação de docentes doutorados da Universidade Católica da Guiné-Bissau, onde este curso é ministrado de forma presencial com apoio tutorial a distância. Esta opção tem como objetivo dar resposta às necessidades dos formandos e apoiar a formação de um corpo docente capaz de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos professores do IE-Ulisboa.

Pretende-se com a oferta deste curso proporcionar formação a educadores e professores no domínio da educação intercultural, nomeadamente no desenvolvimento de projetos educativos destinados a crianças e jovens do ensino pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, que promovam os seus níveis de literacia, valorizando e integrando dimensões das culturas locais.

O curso visa ainda dar resposta a necessidades de formação pós-graduada ao nível: (i) do conhecimento científico em educação; (ii) do desenvolvimento de projetos educativos que promovam os níveis de literacia das crianças e jovens; (iii) da valorização da cultura local e (iv) da formação de técnicos superiores no domínio da educação.

Nos termos da alínea e) do n.º 1 do Art.º 3.º do Decreto-Lei 95/97 de 23 abril, o curso enquadra-se na área de formação especializada de organização e desenvolvimento curricular.

Destinatários

O curso destina-se a profissionais no domínio da educação e formação com interesse no desenvolvimento de projetos de educação intercultural com crianças e jovens em idade pré-escolar e escolar, visando dar resposta às necessidades de formação prós-graduada no domínio da educação, de educadores de infância e de professores do ensino básico e da ensino secundário da República da Guiné-Bissau.

Informações ÚteisHorários
Plano de Estudos
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ

Candidaturas

Datas e condições de acesso