Coordenação Científica

Professor Doutor João Filipe Matos

Apresentação e objetivos do curso

O Curso Pós-Graduado de Especialização em Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico visa responder às necessidades de formação dos educadores e professores que dão corpo à iniciativa de introdução do ensino da programação e desenvolvimento de projetos nas escolas portuguesas, necessidades estas identificadas quer pela DGE quer pela Associação de Professores de Informática (ANPRI).

Pretende-se assim, com a oferta deste curso, proporcionar formação a educadores e professores no domínio da programação, nomeadamente de objetos tangíveis, que lhes permita orientar atividades e desenvolver projetos com crianças e jovens do ensino básico (do 1º CEB ao 3º CEB), contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos.

O curso visa desenvolver as seguintes competências:

  • competências de intervenção na criação e adaptação de cenários de aprendizagem com recurso a ferramentas computacionais para o ensino da programação, nomeadamente com utilização de tecnologias móveis;
  • competências de análise crítica, adaptação e aplicação de novas metodologias no ensino da programação e no desenvolvimento de projetos;
  • competências de compreensão e aplicação dos princípios e fundamentos da programação e do pensamento computacional;
  • competências no domínio da programação nomeadamente de objetos tangíveis (robótica) com recurso a ambientes de programação para crianças.

Nos termos da alínea e) do n.º 1 do Art.º 3.º do Decreto-Lei 95/97 de 23 abril, o curso enquadra-se na área de formação especializada de organização e desenvolvimento curricular.

Destinatários

O curso destina-se a profissionais no domínio da educação e formação com interesse na implementação de projetos envolvendo a programação, nomeadamente de objetos tangíveis. O curso visa também qualificar os docentes do 1.º CEB e os docentes da área de Informática para a implementação de atividades formativas com alunos na área da programação no âmbito da iniciativa Iniciação à Programação no 1º Ciclo do Ensino Básico promovida pela DGE.

Candidaturas

Datas e condições de acesso