Comissão Coordenadora

Apresentação

Esta pós-graduação, resultante de uma parceria entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), visa proporcionar aos gestores do ensino superior politécnico uma formação multidisciplinar e integrada que se traduza em práticas de gestão do ensino superior de elevada qualidade nos atuais contextos de complexidade e de desafios permanentes de governação e gestão. Numa perspetiva inovadora, o curso abordará três temas fundamentais relacionados com a gestão das instituições de ensino superior politécnicas (IESP):​

(1)   Desafios e orientações estratégicas para o ensino superior,

(2)   Dimensões relacional e funcional nas instituições de ensino superior,

(3)   Planeamento estratégico nas instituições de ensino superior.

Recorrendo a metodologias ativas que promovam a atuação, a audição, a colaboração, o debate e a partilha de experiências entre os participantes. O curso mobiliza como agentes formadores, para além de docentes do IE-ULisboa, peritos nacionais e estrangeiros de outras instituições ou mesmo da sociedade civil em várias das temáticas consideradas.

Finalidades

A Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior visa a formação de dirigentes do ensino superior politécnico, visando promover:

  • o reconhecimento de uma abordagem multidisciplinar e integrada da gestão do ensino superior;
  • conhecimento pertinente sobre políticas educativas, estratégias de governação, administração e de gestão das instituições do ensino superior;
  • competências de gestão estratégica e operacional, para o desempenho de funções de direção nas instituições de ensino superior;
  • o desenvolvimento de ferramentas de comunicação interpessoal e de reflexão sobre si próprio;
  • o desenvolvimento de projetos aplicados à gestão das IES.

Para tal, o Curso organiza-se em quatro módulos, a saber:

Módulo I – Desafios e Orientações Estratégicas para o Ensino Superior

Este módulo aborda as tendências e os desafios que se colocam ao ensino superior na atualidade e também em função de uma visão prospetiva. O Módulo via oferecer uma compreensão alargada sobre os novos contextos, funções e dimensões de intervenção das IES, bem como suscitar a reflexão crítica e criativa sobre os novos paradigmas do ensino superior. Daí abordar os temas da governação das instituições, da responsabilidade social, do ensino, da investigação e transferência de conhecimento e da internacionalização.

Módulo II – As Dimensões Relacional e Funcional nas Instituições de Ensino Superior

Os dirigentes das instituições de ensino superior são confrontados, diariamente, com processos de gestão, como a liderança, a networking, a gestão académica, a gestão de pessoas e de recursos financeiros, que exigem conhecimentos muito específicos e de natureza diversa, técnica, relacional, cultural e política. Por outro lado, a responsabilidade decorrente das decisões dos dirigentes das IES é grande e com implicações muito concretas. Perante tais exigências, este módulo procura dotar os participantes dos conhecimentos essenciais para melhor desempenharem as tarefas que lhes estão incumbidas em diversas áreas funcionais e almejando o desenvolvimento de competências de cariz relacional e técnico.

Módulo III – Planeamento Estratégico nas Instituições de Ensino Superior

A importância do processo de planeamento estratégico é hoje reconhecida em todas as IES. O planeamento estratégico é visto como uma ferramenta essencial para uma gestão institucional eficaz que ajuda as IES a identificar o que as diferencia e o que elas têm em comum com outras IES e ajuda a construir a sua singularidade. Um processo de planeamento estratégico pode ajudar a preparar uma IES para enfrentar os desafios emergentes trabalhados no módulo precedente, para além de outros: aumento da procura por educação superior concomitante com um declínio no financiamento do governo, alteração da demografia dos estudantes, e uma necessidade de competir com os modelos emergentes de ensino superior. Este módulo fornece uma visão geral do processo de planeamento estratégico. Pretende-se ajudar a compreender o conceito de planeamento estratégico, a necessidade de estratégia no ensino superior e a dinâmica dos processos de planeamento estratégico no contexto do ensino superior.

Módulo IV – Projeto

Neste módulo será concebido e desenvolvido um projeto de intervenção inovador pelos participantes que seja adequado a uma IES. O projeto será focado num dos múltiplos temas tratados ao longo dos três primeiros módulos (por exemplo: inovação pedagógica, internacionalização, inovação administrativa, transferência de conhecimento, ética, responsabilidade social, gestão de pessoas, gestão financeira, etc.). Esse projeto será concretizado a pares ou em pequenos grupos com um máximo de quatro elementos e constituir-se-á como o elemento de avaliação final do curso.

Cada módulo inclui atividades presenciais e não presenciais e terminando com um seminário no qual se reúne a contribuição de responsáveis pela direção de instituições de ensino superior (IES) e peritos nacionais e estrangeiros. O último módulo corresponde à elaboração e à apresentação de um projeto associado a um dos temas abordados.

Admissão e condições de acesso

Podem candidatar-se a este curso os dirigentes das instituições politécnicas, titulares do grau de mestre ou equivalente. Excecionalmente podem ainda candidatar-se os detentores de um currículo especialmente relevante em qualquer domínio ligado à educação ou formação no ensino superior.

Cronograma

O curso decorre entre 24 de janeiro de 2020 e 6 de fevereiro de 2021

O Curso decorre no sistema blended-learning e as sessões presenciais funcionam:
– às sextas-feiras (10h-13h e 15h-18h) e,
– sempre que necessário, aos sábados de manhã (9h30-12h30).

Cada sessão corresponde a 3 horas de trabalho presencial.

Requisitos de admissão

Podem candidatar-se os titulares do grau de doutor ou equivalente.
Excecionalmente poderão ser admitidos os detentores de um currículo especialmente relevante em qualquer domínio ligado à educação ou formação no ensino superior, ainda que não titulares do grau de doutor.

Editais

Candidaturas à Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior

Candidaturas online para atuais alunos ou antigos alunos do IE

Os atuais alunos ou antigos alunos do IE devem usar as suas credenciais da conta Campus através do FenixEdu. Após a autenticação, selecionar “Candidato”. Recomendamos a utilização de um dos seguintes browsers: Firefox Mozilla ou Google Chrome.

  • Se não se recordar das suas credenciais da conta Campus, poderá recuperá-las aqui.
  • Se tiver dificuldade em recuperar a password ou criar a conta campus, deverá contactar suporteIE@ie.ulisboa.pt, solicitando apoio para as credenciais e identificando a dificuldade, indicando o nome completo e o número do seu documento de identificação.

Candidaturas online para novos alunos do IE

Deve começar por criar uma conta em FenixEdu.
Após a obtenção das credenciais, deverá selecionar “Candidato” para iniciar o processo de candidatura. Recomendamos a utilização de um dos seguintes browsers: Firefox Mozilla ou Google Chrome.

  • Se tiver dificuldade em recuperar a password ou criar a conta campus, deverá contactar suporteIE@ie.ulisboa.pt, solicitando apoio para as credenciais e identificando a dificuldade, indicando o nome completo e o número do seu documento de identificação.
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