Administração e Política Educacional

O objetivo central do curso incide na articulação entre conhecimento e ação pública e desenvolve-se através de duas dimensões analíticas principais: a regulação da ação pública; a produção e circulação do conhecimento e a sua interação com a ação pública. Está orientado para o estudo das políticas educativas em Portugal, tendo por base uma matriz teórica e metodológica que privilegia a abordagem da política como “ação pública” que não se centra exclusivamente na intervenção do Estado e da sua administração, mas tem em conta a diversidade de cenas e atores envolvidos no processo político, em diferentes níveis, bem como as suas múltiplas interdependências.

Avaliação em Educação

O objetivo central do curso é proporcionar uma sólida formação no domínio do conhecimento da Avaliação, estando organizado em duas áreas aplicadas – Avaliação das Aprendizagens e Avaliação de Projetos e Programas. Está orientado para a aquisição e/ou consolidação de conhecimentos e capacidades para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação nos domínios da avaliação interna e externa das aprendizagens; das relações entre avaliação interna e externa das aprendizagens; avaliação de projetos e programas e políticas educativas, entre outros.

Didática da Matemática

Tem como objetivo proporcionar uma formação aprofundada em Didática da Matemática, incluindo uma preparação para realizar investigação e desenvolver projetos de desenvolvimento curricular e intervenção neste domínio, oferecendo uma perspetiva atual e crítica sobre a Didática da Matemática e promovendo o contacto com a comunidade de investigação na área.

Didática das Ciências

Tem como objetivo proporcionar uma formação aprofundada em Didática das Ciências, incluindo a preparação para realizar investigação, oferecendo uma perspetiva atual e crítica sobre a Didática das Ciências e promovendo o contacto com uma comunidade de investigação na área. As principais linhas de investigação em que se desenvolverão os projetos são: desenvolvimento curricular em ciências, integração curricular das TIC em ciências, educação em ciências em contextos formal e informal.

Formação de Adultos

Está orientado para o estudo das articulações entre Educação, Formação e Trabalho e pretende proporcionar ferramentas teóricas e metodológicas que permitam desenvolver projetos de investigação que se enquadrem nos domínios das políticas e práticas de educação e formação de jovens e adultos e de formação profissional em empresas; das dinâmicas de articulação entre educação, formação e trabalho; da formação experiencial; da educação popular e emancipação social; da recomposição do campo profissional da educação e da reconfiguração do trabalho do educador de adultos.

Formação de Professores

Obedece ao tema geral “Formação de Professores e Formação Pedagógica de Formadores – Conceções e Práticas” e pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja aprofundar os seus conhecimentos científicos nas áreas da formação de professores e de formadores, e desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto de doutoramento.

Formação de Professores. Tema: Educação Artística

Pretende responder às aspirações de uma população crescente que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja muito justamente aprofundar, por um lado, os seus conhecimentos científicos nas áreas da Formação de Professores, especialmente focada nas relações entre educação e arte, e, por outro, desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto pessoal de doutoramento.

Formação de Professores. Tema: Educação Especial

Constitui uma oferta formativa especializada na área da Formação de Professores em Educação Especial, orientando-se para profissionais de educação que pretendem aprofundar conhecimentos sobre a educação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e sobre a formação de professores nesta área.

Formação de Professores. Tema: Ensino das Línguas

Pretende responder às aspirações de um significativo número de pessoas que deseja aprofundar os seus conhecimentos científicos na área da formação de professores, educadores e formadores com foco no ensino de línguas (materna, não materna e estrangeiras) e da educação em línguas em geral, em contextos formais e não formais, bem como desenvolver competências de investigação com vista à realização de um projeto de doutoramento.

História da Educação

Tem como finalidade ampliar e aprofundar o conhecimento histórico-pedagógico sobre o pensamento e as realidades educativas portuguesa, europeia, mundial. De modo específico permite escrever a evolução educativa; preservar a memória e o património educacional, cultural e escolar; valorizar a educação histórica na sociedade atual; contribuir para a interdisciplinaridade na compreensão e no desenvolvimento educativos; aprofundar a conscientização humanística e cívica.

Psicologia da Educação

Tem como objetivo geral proporcionar uma formação aprofundada em Psicologia da Educação, incluindo uma preparação para realizar estudos e projetos, enquadrados nas seguintes linhas de investigação: desenvolvimento humano em contextos educacionais diversificados; aprendizagem em contextos educativos; ativação da realização pessoal, onde a motivação, o autoconceito, a criatividade e as necessidades educativas especiais são temas considerados.

Supervisão e Orientação da Prática Profissional

Tem como objetivos proporcionar uma formação avançada no conhecimento teórico e empírico sobre a supervisão, a orientação, e o acompanhamento da prática profissional, enquanto processos contínuos de desenvolvimento e de aprendizagem experiencial baseados no trabalho inserido no contexto social de várias profissões e capacitar para a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação e inovação no domínio da formação de professores e de formadores.

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Tema: Technology Enhanced Learning and Societal Challenges

Visa proporcionar a educadores, professores, formadores de professores e a outros técnicos de educação uma formação avançada de natureza pedagógica na utilização educativa das TIC. A investigação constitui o eixo estratégico nas atividades a realizar no curso, tendo em vista desenvolver nos estudantes a capacidade de realizar investigação de forma autónoma, de aprofundar temas da área e ainda promover a reflexão crítica sobre os interfaces entre as TIC, a educação e a sociedade.

Teoria e Desenvolvimento Curricular

O objetivo central do curso é desenvolver e aprofundar instrumentos de análise que permitam alargar as fronteiras do conhecimento educacional no que se refere tanto à fundamentação, teorização e justificação, quanto à elaboração, planeamento, operacionalização e avaliação em matéria de currículo, de decisão didática e de inovação pedagógica. Está orientado para a análise do fenómeno educativo, tendo por base uma matriz teórica e metodológica que privilegia a abordagem das questões do conhecimento, dos atores e das situações educativas.

Informações Úteis
Seminário de Investigação
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ

Candidaturas 2017

15 de maio a 18 de junho