Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento na área de especialidade em Formação de Adultos está orientado para o estudo das relações entre Educação, Formação e Trabalho numa perspetiva crítica. A partir desta perspetiva, a análise das políticas e das práticas de educação e formação de jovens e adultos filia-se numa conceção ampla dos fenómenos educativos que reconhece a importância da educação formal, não formal e informal e valoriza a experiência e os saberes experienciais.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) -, mais precisamente, no âmbito do programa de investigação “Forças de Mudança em Educação”. Nesse sentido, as pesquisas a efetuar pelos doutorandos deverão incidir sobre políticas e práticas de educação e formação de jovens e adultos, abordando temáticas relacionadas com as transformações no trabalho e nas identidades dos educadores de adultos, a importância da formação experiencial e do reconhecimento dos adquiridos experienciais e o vocacionalismo na educação e formação de adultos.

Finalidades

De acordo com os princípios atrás referidos, este ciclo de estudos visa:

  • Desenvolver competências de investigação inscritas no espaço de conhecimento analítico da Educação e Formação de Adultos;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto da comunidade académica e da sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional no campo da educação e formação de adultos.

No ano letivo 2021/2022 serão privilegiadas propostas de trabalho que contribuam para o avanço do conhecimento sobre: a formação experiencial e as aprendizagens biográficas, as práticas de educação e formação de jovens e adultos de cariz emancipatório e a introdução dos cursos profissionais na escola pública.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar-se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

  • Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2023/24, o curso funciona à 3ª feira, das 15h às 21h.

Candidaturas

Datas e condições de acesso