Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento na área de especialidade em Formação de Professores e Supervisão – Tema Educação Especial está orientado para o estudo de modelos e práticas de processos de formação de professores no desenvolvimento de uma educação inclusiva e para o estudo de diversos protagonistas educativos em relação com os seus contextos de atuação, segundo a perspetiva de inclusão.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) -, mais precisamente, no âmbito do programa de investigação “Forças de Mudança em Educação”, focado, entre outros aspetos, na identificação, análise e promoção de práticas para a inclusão e equidade educativa. Nesse sentido, as pesquisas a efetuar pelos doutorandos incidirão sobre a formação inicial e contínua, abordando problemáticas relativas à inclusão, relacionando-as com os atuais desafios e mudanças da sociedade e dos sistemas educativos.

No presente ano letivo (2019/2020) serão privilegiadas propostas de trabalho que contribuam para o avanço do conhecimento nos temas dos projetos.de investigação em curso, destacando-se presentemente temáticas como: a inovação curricular e a formação de professores em contextos emergentes de grande diversidade sociocultural; processos de participação social e práticas e contextos promotores de participação social.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

De acordo com os princípios atrás referidos, este ciclo de estudos visa:

• Desenvolver competências de investigação inscritas no espaço de conhecimento analítico da Formação de Professores e Supervisão;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto à comunidade académica e à sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional da educação.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar -se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

• Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso;
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso;
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2019/20, prevê-se que o curso funcione à 3ª feira, das 15h às 21h.