Coordenação Científica

Professor Doutor Jorge Ramos do Ó
Professora Doutora Ana Paula Caetano
Professor Doutor Domingos Fernandes

Apresentação e objetivos do curso

O curso de doutoramento pretende responder às aspirações de uma população crescente que já detém uma qualificação ao nível do mestrado e deseja muito justamente aprofundar, por um lado, os seus conhecimentos científicos nas áreas da Formação de Professores, especialmente focada nas relações entre educação e arte, e, por outro, desenvolver competências de investigação em ordem à realização de um projeto pessoal de doutoramento.

O curso pretende aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que permitam a realização de projetos de investigação sobre:

  • A Relação entre a formação de professores e as conceções (mutáveis) de profissionalização, de profissionalidade e de profissionalismo docentes em articulação com o campo epistemológico da Educação Artística.
  • A análise de projetos e de práticas de formação inicial e contínua de educadores e de professores dos diferentes níveis de ensino, e dos seus efeitos.
  • A análise de pressupostos conceptuais e de dispositivos de formação pedagógica de formadores.
  • As metodologias da criação-investigação focadas em arte-educação e em projetos de arte contemporânea que visam responder às modificações introduzidas por Bolonha nos modelos de artista-professor.
  • A relação entre desenvolvimento pessoal e profissional, necessidades de formação e mudanças educativas.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Destinatários

  • Detentores do Grau de Mestre em Ciências da Educação, em Educação Artística ou em Educação.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Em todos os casos, é exigido que a proposta de problemática a investigar durante o programa de doutoramento se insira no tema do curso de formação avançada.
A frequência do programa de doutoramento pressupõe o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira (francês ou inglês), ao nível da compreensão oral e da escrita.

Candidaturas

Datas e condições de acesso