Coordenação Científica

Apresentação

O curso de doutoramento na área de especialidade em Formação de Professores e Supervisão – Tema Ensino de Línguas está orientado para o estudo de modelos, práticas e efeitos de sistemas e de processos de formação de educadores e professores, supervisão pedagógica e formação de formadores na área da educação em línguas. Incide sobre uma análise de protagonistas e de processos formais e não formais de supervisão e de formação, inicial e contínua, numa perspetiva de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) -, mais precisamente, no âmbito do programa de investigação “Forças de Mudança em Educação”. Nesse sentido, as pesquisas a efetuar pelos doutorandos incidirão sobre políticas, modelos e práticas de supervisão e formação inicial e contínua, abordando problemáticas relativas à profissionalização, profissionalidade, profissionalismo e desenvolvimento profissional, relacionando-as com os atuais desafios à educação em línguas face a mudanças da sociedade e dos sistemas educativos, particularmente as associadas à diversidade linguística e cidadania linguística.

No presente ano letivo (2019/2020) serão privilegiadas propostas de trabalho que contribuam para o avanço do conhecimento em torno de problemáticas relacionadas com: a diversidade linguística e cultural e as abordagens curriculares plurais na formação e supervisão pedagógica de professores; o desenvolvimento profissional docente em contextos escolares multilingues e multiculturais; parcerias universidade-escolas-comunidade, comunidades de aprendizagem colaborativa e “whole-school approaches” face aos reptos da diversidade linguística e da literacia plurilingue e intercultural.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Finalidades

De acordo com os princípios atrás referidos, este ciclo de estudos visa:

• Desenvolver competências de investigação inscritas no espaço de conhecimento analítico da Formação de Professores e Supervisão na área da educação em línguas;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto à comunidade académica e à sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional na área da educação em línguas e da relação desta com outras áreas curriculares.

Admissão e condições de acesso

(de acordo com Regulamento Geral para o 3.º Ciclo no Ramo de Educação)

Podem candidatar -se ao acesso ao Doutoramento em Educação:

• Detentores do grau de Mestre em Ciências da Educação ou em Educação que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver um projeto de investigação que se enquadre no tema e objetivos do curso.
  • Detentores de grau de Mestre em outras especialidades, desde que com currículo profissional e científico adequado à temática do curso.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2019/20, prevê-se que o curso funcione à 3ª feira, das 15h às 21h.

Candidaturas

Datas e condições de acesso