Coordenação Científica

Professor Doutor Luís Tinoca
Professora Doutora 
Maria João Mogarro
Professora Doutora Ana Sofia Pinho

Apresentação e objetivos do curso

O curso de doutoramento em Supervisão e Orientação da Prática Profissional constitui a parte curricular do Doutoramento em Educação e tem como objectivos:

  • Proporcionar uma formação avançada no conhecimento teórico e empírico sobre a supervisão, a orientação, e o acompanhamento da prática profissional, enquanto processos contínuos de desenvolvimento e de aprendizagem experiencial baseados no trabalho inserido no contexto social de várias profissões.
  • Capacitar os alunos na concepção e desenvolvimento de projectos de investigação e inovação no domínio da formação de professores e de formadores.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Destinatários

  • Titulares de grau de Mestreou equivalente legal.
  • A título excecional, podem ainda candidatar-se os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Instituto de Educação como atestando capacidade para a realização do doutoramento.

A principal modalidade de ingresso no doutoramento é através de candidatura a um concurso aberto para um Programa de Doutoramento por ramo e especialidade com indicação do número de vagas. A abertura deste concurso será publicitada através de Edital e obedecerá a normas e formulários próprios.

Nas áreas de doutoramento em que não houver concurso os candidatos devem dirigir um requerimento ao Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa formalizando a sua candidatura. Apenas em casos excecionais, devidamente justificados poderá haver ingresso através de candidatura individual ao doutoramento numa área de especialidade em anos em que se realizou um concurso aberto.

Candidaturas

Datas e condições de acesso