Investigar e intervir em Educação e Formação

Apresentação

A licenciatura visa formar jovens para participar proativamente nos domínios da educação e da formação. Os campos da educação e formação são aqui entendidos com sentido amplo, incluindo não só os fenómenos educativos de âmbito escolar mas também os de natureza não formal e abrangendo os processos de desenvolvimento e aprendizagem em contextos de trabalho.

É uma licenciatura que favorece a compreensão da complexidade dos fenómenos educativos e formativos, procurando que o estudante desenvolva competências que lhe permitam atuar nas várias modalidades da educação e formação, não apenas dentro do sistema educativo, mas igualmente nas organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde.

Trata-se, pois, de conferir uma formação com uma grande amplitude de atuação, mas também com valências específicas para intervir nos âmbitos acima referidos, com os mais diversos públicos – crianças, jovens, adultos e idosos.

Esta licenciatura está também disponível para alunos internacionais.

Ingressos

Mais de 50% ingressam
como 1º opção

Internacionalização

23% alunos estrangeiros

Empregabilidade

Superior à média nacional
(taxa de desemprego 10,6%)

Objetivos:

  • Adquirir conhecimentos na área da educação e da formação que permitam compreender os contextos e os fenómenos educativos;
  • Aplicar conhecimentos na área da educação e da formação, em contextos de trabalho;
  • Diagnosticar problemas, necessidades, recursos e oportunidades de intervenção educativa em grupos, organizações e comunidades, com base em processos investigativos e numa reflexão crítica e criativa;
  • Participar e colaborar com outros profissionais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos, programas, dispositivos, atividades e recursos de educação e formação, em contextos institucionais, organizações, estruturas e serviços com valências de educação formal e não formal;
  • Participar no processo de identificação, organização e sistematização de dados empíricos, qualitativos e quantitativos, destinados à produção de estudos científicos, documentos e relatórios e pareceres no âmbito da educação e da formação;
  • Desenvolver hábitos de trabalho e competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida.

Testemunhos