Apresentação

O mestrado visa o aprofundamento de conhecimentos adquiridos no 1º ciclo – na Licenciatura em Educação e Formação ou outras afins – e a preparação de profissionais capazes de atuar, com autonomia, nos domínios da educação e da formação.

Os campos da educação e formação são aqui entendidos com sentido amplo, incluindo não só os fenómenos educativos de âmbito escolar mas também os de natureza não formal e abrangendo os processos de desenvolvimento e aprendizagem em contextos de trabalho. É um mestrado adequado para atender à complexidade dos fenómenos educativos e formativos, procurando que o estudante desenvolva competências que lhe permitam atuar nos interstícios e interfaces das várias modalidades de educação e formação, não apenas dentro do sistema educativo, mas igualmente nas organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde.

Objetivos:

  • Aprofundar conhecimentos na área da educação e da formação, nomeadamente em diversas áreas de especialização, tendo em vista a sua aplicação em contextos de trabalho;
  • Diagnosticar problemas, necessidades, recursos e oportunidades de intervenção educativa em grupos, organizações e comunidades, com base em processos investigativos e numa reflexão crítica e criativa;
  • Conceber, gerir e avaliar projetos, programas, dispositivos, atividades e recursos de educação e formação, em contextos organizacionais, estruturas e serviços com valências educativas e formativas;
  • Coordenar e participar em equipes multidisciplinares, bem como colaborar com outros profissionais e investigadores em projetos, organizações e redes com um âmbito educativo e formativo;
  • Intervir na gestão de organizações com valências educativas e formativas;
  • Participar no processo de identificação, organização e sistematização de dados empíricos, qualitativos e quantitativos, destinados à produção de estudos, documentos e relatórios e pareceres no âmbito da educação e da formação;
  • Fazer consultoria no âmbito de iniciativas de educação e formação;
  • Desenvolver competências para comunicar de forma apropriada as conclusões, conhecimentos e sua fundamentação, quer a especialistas, quer a não especialistas.
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até 25 de junho

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