Coordenação Científica

Apresentação

Esta área de mestrado visa a preparação de profissionais para a intervenção educativa com os mais diversos públicos – crianças, jovens, adultos e idosos, com vista a promover o desenvolvimento pessoal, social e cultural, quer ao nível individual, familiar e comunitário. Com especial ênfase na educação não formal e em perspetivas críticas e emancipatórias, tem por âmbito a intervenção em múltiplos contextos de natureza educativa, cultural, social, económica, assistencial, de justiça e de saúde.

Finalidades

Visando a atuação em diversos contextos organizacionais, grupos, comunidades, redes e serviços com valências educativas e formativas, no final deste ciclo de estudos os mestrandos estarão aptos a:

  • Diagnosticar necessidades e problemas que requerem uma intervenção educativa, nomeadamente de educação não formal, com vista ao desenvolvimento social e cultural de pessoas, organizações e comunidades;
  • Conceber, gerir, acompanhar e avaliar projetos, atividades e recursos de educação e formação, nomeadamente em contextos de educação não formal;
  • Planear e desenvolver ações educativas de desenvolvimento social e cultural;
  • Coordenar e participar em equipas multidisciplinares, em processos de desenvolvimento social e cultural, nomeadamente na mediação socioeducativa e na constituição de redes de intervenção comunitária;
  • Desenvolver ações de consultoria no âmbito de iniciativas de desenvolvimento social e cultural, através de estudos, relatórios e pareceres.

Destinatários

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Educação/Ciências da Educação;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Educação/Ciências da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

Horário de funcionamento

No ano letivo 2023/24, o curso funciona à 4ª e 5ª feira, das 15h às 21h.

Candidaturas

Datas e condições de acesso