Coordenação Científica

Professor Doutor João Filipe Matos

Apresentação e objetivos do curso

Este Mestrado tem como objetivo a formação de formadores e outros técnicos da educação no domínio da utilização das tecnologias digitais na formação a distância, com enfoque nas modalidades de e-learning e blended-learning visando o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Pesquisa, seleção e adaptação de recursos educativos digitais para conceber atividades formativas em regime de e-learning;
  • Assessoria ao desenvolvimento de módulos e unidades de formação em modalidades de e-learning e b-learning, nomeadamente na sua conceção, design instrucional e desenvolvimento;
  • Seleção, avaliação, instalação, configuração e gestão de aplicações para formação a distância e e-learning (LMS) e/ou de ferramentas da web 2.0;
  • Intervenção na moderação da comunicação síncrona e assíncrona entre formandos e entre estes e o formador;
  • Assessoria à avaliação de cursos de formação em e-learning, nomeadamente no que se refere à instrumentação e aos modos de análise de dados;
  • Reflexão crítica e informada sobre as potencialidades e constrangimentos trazidos por diversas modalidades de formação a distância e e-learning.

Destinatários

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Educação/Ciências da Educação;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Educação/Ciências da Educação;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Educação/Ciências da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

Candidaturas

Datas e condições de acesso