Coordenação Científica

Apresentação e objetivos do curso

Este mestrado, que funciona em regime totalmente a distância, tem como objetivo a formação de formadores e outros técnicos da educação no domínio da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação a distância, com enfoque nas modalidades de e-learning e blended-learning.

Visa o desenvolvimento de competências de:

  • Pesquisa e Seleção de recursos educativos digitais (RED) para conceber atividades formativas (sobretudo em regime de e-learning e b-learning);
  • Intervenção, sabendo elaborar ou reutilizar RED em unidades temáticas e dinamizar o seu desenvolvimento, nomeadamente sabendo moderar a comunicação síncrona e assíncrona entre alunos e entre estes e o professor;
  • Formação e Supervisão, conhecendo e operacionalizando unidades temáticas para formação em modalidades de e-learning e b-learning, e supervisionando a conceção e o desenvolvimento dessas unidades;
  • Assessoria ao desenvolvimento de módulos e unidades curriculares em modalidades de e-learning e b-learning, ao nível da sua conceção, design e desenvolvimento e ainda de gestão em plataformas de aprendizagem (CMS e LMS) ou com recurso a ferramentas da Web 2.0;
  • Análise crítica, refletindo sobre as potencialidades e constrangimentos da utilização das TIC na educação e na formação, sobretudo quando realizadas nas modalidades online.

Este ciclo de estudos é reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialização, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente (nos termos Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril). A presente informação não dispensa a leitura da legislação em vigor e sugere-se a consulta da página da DGAE.

Destinatários

O curso destina-se a profissionais ou futuros profissionais da educação e formação com interesse na conceção, desenvolvimento e avaliação de iniciativas de e-learning e b-learning incluindo:

  • professores, formadores de professores, (e-)formadores e (e-)tutores, coordenadores de Formação, Training Project Managers, e outros profissionais ligados à área de formação e tecnologia educativa em contextos profissionais como escolas, centros de formação profissional, entidades de qualificação de recursos humanos e outras unidades empresariais;
  • profissionais de design, conceção e desenvolvimento de aplicações e conteúdos multimédia para suporte à aprendizagem e refreshment de ativos.

É exigida a Licenciatura em qualquer área e o mestrado tem como pré-requisito fluência na utilização das TIC e acesso à Internet em condições de compatibilidade com a plataforma de e-learning da Universidade de Lisboa. O Mestrado realiza-se em Português estando desenhado para acolher estudantes dos diferentes Países de Língua oficial Portuguesa.

Requisitos técnicos para frequência do curso

  1. Computador com sistema operativo Windows e pacote de produtividade MS Office ou Libreoffice, com webcam e sistema de som (microfone e altifalantes)
  2. Acesso a internet de banda larga
  3. Utilização preferencial do Browser Chrome (versão atualizada)
  4. Instalação do software Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/download) (compatível com sistemas operativos Windows, Linux, IOS, Android)

Testemunhos

Informações ÚteisDúvidas frequentes
DocentesFAQ
Plano de EstudosPerguntas Frequentemente colocadas sobre o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais
Regulamentação
Guia do estudante de Ed. e TD

 

 Horário de contacto da coordenação

Docente – Neuza Pedro  ♦  2ª feira | 18h30 – 20h00

nspedro@ie.ulisboa.pt
Informações ÚteisDúvidas frequentes
Docentes FAQ
Plano de Estudos FAQ específicas
Regulamentação
Guia do estudante de Ed. e TD

 

 Horário de contacto da coordenação

Docente – Neuza Pedro  ♦  3ª feira | 20h00 – 21h00

nspedro@ie.ulisboa.pt  
nspedro