Os cursos de Mestrado em Educação e Doutoramento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, nas suas diferentes áreas de especialização, são reconhecidos para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira ao abrigo da Portaria n.º 344/2008, de 30 de abril, conforme tabela atualizada a 13 de abril de 2016, disponível na página da Internet da DGAE: http://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=1037 (páginas 73 a 75).

Administração Educacional

Qualificar profissionais através do desenvolvimento de competências para o exercício de atividades de: gestão em organizações do sector da administração da educação (a nível central, regional ou local); gestão escolar; e gestão de organizações com fins educativos, inseridas ou não no sistema formal de ensino.

Avaliação em Educação

Garantir uma sólida formação que permita fundamentar a conceção e o desenvolvimento de um largo espetro de investigações e de estudos no domínio da Avaliação, articulando a formação teórica com a concretização prática de projetos e investigações numa diversidade de áreas aplicadas. Funciona em regime b-learning.

Didática da Matemática

Aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades em Didática da Matemática (em todos os ciclos do ensino básico, secundário e superior) para promover o aperfeiçoamento da prática profissional e proporcionar o desenvolvimento de competências de investigação e realização de projetos de intervenção em educação matemática. Funciona em regime b-learning.

Didática das Ciências (a Distância)

Desenvolver e aprofundar de conhecimentos e capacidades na área da Didática das Ciências (Biologia, Geologia, Física, Química e Ciências no Ensino Básico), para promover o aperfeiçoamento da prática profissional e adquirir competências no âmbito da investigação em educação e da realização de projetos.

Educação e Tecnologias Digitais (a Distância)

Promover a formação avançada de docentes e outros técnicos da educação no domínio da problemática da integração e utilização das tecnologias digitais na educação e formação, desenvolvendo competências relacionadas quer com a intervenção e o desenvolvimento, quer com a análise e a reflexão crítica sobre o uso das tecnologias digitais em educação.

Educação Intercultural

Contribuir para a formação de profissionais que trabalham em educação e formação, nos mais diversos contextos, designadamente na educação escolar, na educação para a saúde, na educação familiar, na educação comunitária, proporcionando o desenvolvimento de competências para a intervenção educativa, numa perspetiva intercultural.

Formação de Adultos

Proporcionar as ferramentas teóricas e metodológicas que permitam desenvolver projetos de estágio, de intervenção e de investigação no quadro da formação de adultos, nomeadamente nos domínios da intervenção comunitária, da animação sociocultural, da alfabetização de adultos, da formação de formadores, do reconhecimento de adquiridos experienciais e da gestão, organização e financiamento da formação.

Formação Pessoal e Social

Preparar para uma intervenção qualificada na turma e na escola, nomeadamente no âmbito da educação para os direitos humanos e da convivialidade democrática, da educação ecológica, da educação do consumidor, da educação familiar, da educação sexual, da educação para a saúde, para a prevenção de comportamentos de risco e para a participação em diferentes instituições.

História da Educação (a Distância)

Promover uma reflexão crítica sobre alguns dos principais temas e problemas educacionais observados a partir de uma perspetiva histórica procurando, assim, estimular o reconhecimento da complexidade que caracteriza esses fenómenos e destacar as mudanças e permanências na maneira de os encarar e resolver.

Supervisão e Orientação da Prática Profissional

Desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências na área da Supervisão e Orientação da Prática Profissional com o duplo propósito de promover o aperfeiçoamento da prática profissional dos formandos e a aquisição de competências no âmbito da investigação e realização de projetos.

Informações Úteis
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ

Candidaturas 2017

até 25 de junho

Informações Úteis
Regulamentação
Dúvidas frequentes
FAQ’S

Candidaturas

Datas e Condições de acesso