Coordenação Científica

Professor Doutor Joaquim Pintassilgo

Apresentação e objetivos do curso

Este Mestrado tem como finalidade promover uma reflexão crítica sobre alguns dos principais temas e problemas educacionais observados a partir de uma perspetiva histórica procurando, assim, estimular o reconhecimento da complexidade que caracteriza esses fenómenos e destacar as mudanças e permanências na maneira de os encarar e resolver.
A construção histórica da modernidade escolar, em algumas das suas dimensões, será aqui assumida como eixo estruturante do conjunto das abordagens. Procuraremos acompanhar os processos de escolarização da infância e da juventude, a institucionalização dos sistemas de ensino, a profissionalização dos professores, a construção dos currículos, as ideias e práticas educativas e as propostas de inovação pedagógica, os patrimónios e as memórias escolares, entre outros objetos de estudo.
O Mestrado propõe-se, ainda, promover as competências necessárias para a realização de pesquisas académicas em qualquer tema compreendido no campo da História da Educação, tendo em vista a elaboração de dissertações, incluindo a problematização do objeto, a busca dos referenciais teóricos, a escolha da metodologia adequada e o trabalho sobre as fontes.

Destinatários

São admitidos como candidatos à inscrição no curso de Mestrado em Educação na área da História da Educação os titulares de um grau de licenciado (ou diploma equivalente) em Ciências da Educação, em História ou nas demais ciências sociais e humanas.

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